terça-feira, dezembro 18, 2007

Gatos na banda desenhada portuguesa (II) - O gato da andaluza - Autor. Relvas






Um gato na banda desenhada de Fernando Relvas, "Mediterrâneo"

"Um gato salta, na ponta duma trela vermelha, para cima dos bancos altos, perante o orgulho da dona, que o repreende sem convicção num espanhol com forte sotaque andaluz."
Assim escreve, em fluente e realística descrição, Fernando Relvas, autor da banda desenhada "Mediterrâneo" (já reproduzida neste blogue na postagem de Dezembro 8).
Na realidade, este gato sem nome não tem acção directa na sequência de imagens, mas nem por isso deixa de ser elemento importante na crónica de costumes que o escritor/desenhador nos relata, tendo por cenário a Playa de la Malagueta, em fundo uma plataforma petrolífera, e como personagens um homem que lá trabalha, uma andaluza e o seu gato.
------------------------------------------
"Post" anterior deste tema:
(I) Junho, 18 - Autor: José Abrantes

Para os que sentem carinho por gatos, recomendo também visita ao blogue "Queridos Gatos", de Inês Ramos, no endereço:
http://queridos-gatos.blogspot.com/

7 comentários:

Abrantes disse...

Olá, Geraldes felídeo.
Sabias que um antigo comensal da Tertúlia - aquela que habitualmente decorre no Parque Mayer - tem um blogue com o o nome de
http://gatoseoutrostiposdeestofos.blogspot.com/

É o João Carlos Costa. Ainda te deves lembrar bem dele, pois tens boa memória para pessoas... E gatos.

Um abraço
José Abrantes

Geraldes Lino disse...

Viva José "Hórus" Abrantes
Tenho bem presente, na memória, Rezendes Costa, que foi, em anos já algo distantes, assíduo participante (ele não ia à Tertúlia BD de Lisboa só para jantar, como acontece com alguns tipos desinteressantes que lá vão - não é o teu caso, esclareço, que até já foste "Convidado Especial" da Associação Informal TBDL - por isso não lhe chamaria, pejorativamente, "comensal").
Para tua informação, conheço bem o blogue do Rezendes (como ele assina), e até já seleccionei e elogiei o blogue dele na minha rubrica "Blogues portugueses sobre banda desenhada", num "post" que afixei em 2005, Dezembro, 23. Gostaria que fosses até lá.
Quanto a ter referenciado o blogue http://queridos-gatos.blogspot.com ,isso deve-se ao facto de a bloguista Inês Ramos (ela também "tertuliana", embora recente) ter um evidente interesse pela BD que a leva a pôr "links" sobre famosas personagens felinas da BD e dos desenhos animados, como é o caso de BLACKSAD, FELIX THE CAT, FRITZ THE CAT, GARFIELD, KRAZY KAT, SYLVESTER, TOM AND JERRY, enquanto que o meu amigo Rezendes, no seu blogue http://gatoseoutrostiposdeestofos.blogspot.com apenas tem, em todo o blogue, a reprodução de uma sequência de quatro vinhetas da Mafalda, sem qq ligação a gatos. Acho que te esclareci devidamente, caro amigo. Abraço e saudações bedéfilas.

Abrantes disse...

Quando disse "comensal", não tinha nada de pejorativo. Bom Natal ao pessoal.

Geraldes Lino disse...

É que para mim, a palavra comensal tem a conotação de pessoa que habitualmente come numa pensão. Sempre assim li e/ou ouvi classificar essas pessoas.
De resto, se me permites, preferiria que comentasses aquilo que eu disse em relação aos blogues sobre gatos da Inês Ramos e do Rezendes Costa.

Inês Ramos disse...

Vivam os gatos e vivó Relvas! Lino, posso pôr este teu post no blogue dos gatos, comme d'habitude?
Bjs,
Inês

relvas disse...

Vivam!
Ha mais um gato no Costa 1, versao da historia que esta num post de Janeiro de 2007, a Kiki, no hardline-approach.blogspot.com. A Kiki da fotografia nao e outra senao a Pepa, a gata siberiana tao famosa aqui em casa e na vizinhanca de Lug Samoborski. Natalicios para todos.

Relvas

Geraldes Lino disse...

Sim, Inês, comme d'habitude, podes pôr este "post" no teu blog, e bises comme d'habitude.