Heróis e Vilões ao Quadrado, assim se intitula, sugestivamente, a exposição de banda desenhada, da responsabilidade de um recém-criado Núcleo de Banda Desenhada, visitável desde hoje no átrio da Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa.
Trata-se de uma curta mostra baseada em álbuns e revistas de várias nacionalidades, por cedência da Bedeteca de Lisboa. Ali se podem apreciar algumas obras portuguesas, das quais a mais importante será a edição fac-simile da obra seminal da BD portuguesa, Apontamentos de Raphael Bordallo Pinheiro sobre a Picaresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa, editada originalmente em 1872 pelo próprio Rafael.
De origem estrangeira estão representados álbuns de alguns heróis de papel europeus, e super-heróis norte-americanos, não faltando as japonesas mangás. Especial destaque merece, todavia, uma figuração narrativa independente destes géneros, a obra-prima Maus, de Art Spiegelman.
As peças estão visionáveis dentro de cinco expositores envidraçados horizontais, onde permanecerão até ao dia 20 do corrente Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário