quinta-feira, outubro 22, 2009

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXV) - Jornal i - Autor: Richard Câmara


BD de Richard Câmara in jornal i - 22 Out. 09

Há muito que por cá não se via banda desenhada, editada em papel, de Richard Câmara. Uma das razões é a de que ele vive em Madrid.
Mas hoje, no diário i - decididamente, um jornal que gosta de BD -, antecipando e publicitando o 20º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, ou Amadora BD 2009 - como parece ser a actual preferência da entidade organizadora - o Richard (apesar deste nome, e ter nascido na Bélgica, é português) esgalhou esta "bd muda", intitulada Uma Mosca no Festival (não tenho a certeza se o título foi dado pelo autor ou pelo responsável editorial do jornal i) que resulta em absoluto, quer pela mancha, quer pelo humor subtil.

---------------------------------

Graças à maravilhosa interactividade bloguística, posso acrescentar hoje, dia 26 de Outubro, 2ª feira (4 dias depois do "post" inicial), o seguinte comentário:
Richard Câmara, estive 6ª feira (das 18h30 às 23h00, inicialmente na Galeria Artur Bual, depois do jantar na inauguração do Amadora BD 2009) e as tardes de sábado e domingo (de ambas as vezes até à noite), no Fórum Luís de Camões.
Por isso, só hoje vi o teu amável comentário, onde me esclareces que a bd para o jornal i te foi pedida por Nick Mrozowski (director de arte do jornal, agradeço tb a informação).
E mais fiquei a saber, e igualmente ficará, quem agora passar por este "post", que o título e o texto (ou antes, a ideia, o argumento, visto que a bd é muda) são da responsabilidade do jornal.
---------------------------------
Para ver as 114 postagens anteriores deste tema, basta clicar sobre o item Banda Desenhada portuguesa nos jornais, indicada no rodapé

3 comentários:

Richard Câmara disse...

Olá Lino,

Obrigado pelo interesse e divulgação do meu trabalho :) A BD foi-me pedida pelo Nick Mrozowski director de arte do Jornal i. E graças à preciosa colaboração do Nelson Dona (director do Amadora BD) e da sua equipa, que prontamente me enviaram fotos das instalações do Festival deste ano, pude desenvolver a BD dentro de um curtíssimo prazo (umas 6 horas). A ideia da mosca surgiu a partir da conversa telefónica que tive com o Nick, mas o título e texto é da autoria do Jornal i.

Um abraço de Madrid
Richard

Geraldes Lino disse...

Viva Câmara
Fizeste rápido e ficou óptima, a bd.
Bem, parece-me que a BD se pode dar por feliz, por ter no jornal i alguém que a apoia, alguém que apresentas pelo nome,para mim desconhecido, de Nick Mrozowski, director de arte.
Um abraço, com origem em Lisboa.
GL

gambuzina disse...

bonito trabalho . richard camara queres fazer um inédito para o gambuzine?
contacta-me
http://www.gambuzine.com