terça-feira, outubro 20, 2009

Concurso de Banda Desenhada "Celacanto" (nº 2) - Tema: O Lobo


ESTAMOS NA FASE DOS CONCURSOS. CÁ ESTÁ MAIS UM!

------------------------------------------------------------------------------

Com idade iniciante aos 18, mas sem limite máximo (eis mais um desafio para os... menos jovens!), portugueses ou estrangeiros, e com a data limite de 30 Novembro, a editora Qual Albatroz quer voltar a editar a sua revista, que considera fanzine (*) e ao qual chama Ecozine (é um título bonito, que remete para os bonitos ideais ecológicos, e até, na defesa das espécies animais em perigo de extinção, neste caso concreto, o lobo).
Quem goste de escrever, de desenhar, de pintar, ou de se expressar por qualquer forma de arte, com suporte em papel, fica desde já convidado a participar neste concurso.

As bandas desenhadas, originalmente, terão de ser feitas em papel e em formato A3, a contar com a exposição posterior.
Mas para publicação, e para enviar para a entidade organizadora, cada bd poderá ocupar até ao máximo de duas pranchas formato A5, com margens de corte de 5mm, e com uma resolução de 300 dpi no mínimo.
A citada entidade organizadora explicará, pelo email lá mais abaixo indicado, quaiquer dúvidas que os interessados apresentem (tipo, o que é isso de "margens de corte"?).
E na boa intenção de dar pistas aos participantes, até sugere o visionamento da adaptação que Suzie Templeton fez da obra Pedro e o Lobo, de Prokofiev, no sítio
http://www.suzietempleton.com/pages/fims/peter/filmspeter.html
As obras (escritas, desenhadas em BD, pintadas,etc.), serão impressas na revista-ecozine Celacanto, editada no formato A5 (isso é que é pena, em especial para as bandas desenhadas, que, feitas em formato A3, ficam muito reduzidas - atenção ilustradores de BD, quando fizerem as legendas, lembrem-se do facto de elas irem ser publicadas com forte redução... Façam cópias para experiência, é o meu conselho).
(Eu sugeriria à entidade organizadora, das duas, uma: ou editam a revista Celacanto em formato um pouco maior, em A4, ou, no mínimo, em formato comic book, ou revêem o regulamento, e passam a pedir que as pranchas originais, em papel, para posterior expo, sejam feitas em A4, que dá bem para reduzir para A5).
Quando a obra estiver pronta, envie-a por correio electrónico para o endereço:
fanzine@qualalbatroz.py
Para se documentarem sobre o lobo ibérico - subespécie de lobo que habita a Península Ibérica - de que já são escassos os espécimes existentes podem consultar o site
http://lobo.fc.ul.pt/
pertencente a uma associação chamada Grupo Lobo, entidade não governamental e sem fins lucrativos.
Voltando ao concurso:
Os prémios serão simbólicos - espera a entidade organizadora que quem concorre o faz por sentimentos altruístas -, e por isso a Qual Albatroz apenas promete "um email de agradecimento, um dá-cá-mais-cinco e a publicação da obra".
Mas há mais qualquer coisinha. Segundo palavras do redactor do regulamento (julgo que tenha sido o Marc Figueiredo, o dono da Qual Albatroz, que é uma pessoa com muito boa disposição), há ainda os seguintes prémios:
a. Um belo crachá de 38 mm da Qual Albatroz.
b. Um exemplar do ecozine.
c. Uma oportunidade para dar autógrafos (*)
d. um pack lupino do Grupo Lobo
(*) No acto de lançamento da revista-ecozine Celacanto, esclareço eu. O nº 1 teve uma óptima apresentação num ambiente invulgar, o Aquário Vasco da Gama., por se tratar de um número dedicado ao albatroz. Fotos desse lançamento podem ver-se no site da editora, no endereço:
(na rubrica "Lançamento oficial de Celacanto nº1, clicando em seguida em "Celacanto")

Exposição
Além da publicação, há ainda a possibilidade de expor as pranchas das bandas desenhadas participantes, numa exposição itinerante - em escolas, centros culturais, bibliotecas, enfim, onde haja espaços com boas condições.
Por conseguinte, é por isso que as bandas desenhadas deverão ser feitas em papel e em formato A3.
------------------------------------------------------------------------------
(*) É sintomático este gosto de pessoas evoluídas preferirem chamar fanzine e não revista à sua publicação, contrariando os editores mais pretensiosos que rejeitam o termo fanzine e querem classificar de revista qualquer publicação que façam.
Só que, neste caso concreto, como a publicação Celacanto é editada por uma editora formal, e não por um fã, amador, ou grupo de fãs, amadores, a publicação será uma revista e não um fanzine.

15 comentários:

Rui Lourenço disse...

Boa noite!

Este parece ser um concurso à maneira, pelo menos o tema chamou a minha atenção!
Mas houve duas coisas que não percebi: por exemplo, para uma BD, qual o mínino e máximo de páginas que se podem fazer? ; e qual é o endereço para enviar os trabalhos?

Cumprimentos, Rui Lourenço

Qual Albatroz disse...

Olá Caro Lino
Em primeiro Lugar agradeço toda a Divulgação deste projecto que nos parece ter a sua validade nos tempos que correm. Depois deixo aqui o lugar onde podem espreitar tudo sobre o Celacanto nº1 sobre o Albatroz que lançamos este ano:
http://www.qualalbatroz.pt/html/edicao/livros/celacanto1.html
Quero aproveitar para acrescentar que no dia 7 de Novembro as 16Horas vamos estar no Auditório do Festival de Banda Desenhada da Amadora com o Prof. Francisco Fonseca do Grupo Lobo para falar um pouco sobre o Lobo e o que podemos fazer para ajudar a conservar a espécie.

Rui Lourenço - Obrigado pelo Interesse. Qualquer pergunta é respondida no nosso regulamento aqui mesmo:
http://www.qualalbatroz.pt/cenas/regulamento_lobo_longo.pdf

Agradeço de novo a divulgação e espero ver-vos no 20º FIBDA.

João Figueiredo disse...

Para este concurso, já tenho (aliás já tinha) desenhador para um argumento que fiz a meias com a minha namorada. Portanto a Dupla de Argumentistas João Figueiredo & Adelina Menaia participará com o Desenhador Paulo Marques.
A ser publicada, será a minha primeira história de BD "à séria" e, quem sabe, a rampa de lançamento para levar os meus projectos para a frente.
Daí a importância destes concursos e a importância da divulgação. Eu pessoalmente considero este concurso em especial o ideal para eu participar, porque sou Engenheiro do Ambiente e as causas ecologistas são-me muito caras.
Quanto a todos os outros concursos já aqui divulgados pelo Geraldes Lino, se puderem, aconselho toda a gente a participar.

TheArtistFormerlyKnownAs disse...

Caro Geraldes:

Isto realmente está uma época profusa em concursos de BD. Se tanto nos queixamos muitas vezes que pouco se investe na BD, lá vão aparecendo estes motores de boa-vontade à criação de BD.

Espero conseguir participar neste concurso, que há 2 anos que não concorro a nada.

Abraço

Ricardo Correia

Geraldes Lino disse...

Desconhecido Rui Lourenço
De facto não tinha esses úteis endereços que o Marc "Qual Albatroz" Figueiredo acaba de lhe facultar, e que eu aproveitarei para ainda os acrescentar no "post", para eventuais visitantes, embota eu vá agora afixar duas novas postagens, que relegará este tema para dois andares abaixo...
Espero ver a sua banda desenhada premiada e reproduzida nas páginas da revista Celacanto (nº2).
Saudações bedéfilas.
GL

Geraldes Lino disse...

Viva caro Figueiredo "Qual Albatroz":
Não tens de agradecer, gostei de poder ajudar. Aliás, ainda agora fui acrescentar no "post" o endereço do vosso e-mail, coisa que não tinha feito ontem.
E agora ia inserir os elementos que forneceste ao visitante Rui Lourenço, que eu próprio não tinha (não os vi no regulamento), mas antes de o fazer, quis eu também ver o conteúdo desses dois "sites". Infelizmente, tanto o endereço http://www.qualalbatroz.pt/html/edicao/livros/celacanto
como o outro endereço
http://www.qualalbatroz.pt/cenas/regulamento_lobo_lor
provocam aquelas respostas descoroçoantes, desanimadores, enfim, chatas, tipo "the requested URL was not found".
Faz o teste, por favor.
Abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Errata: desanimdoras, e não desanimadores

Geraldes Lino disse...

Asphodel, aliás Ricardo Correia, aliás próximo Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa: acho bem, nem que seja para enriquecer o seu currículo de autor de BD.
Entretanto, peço-lhe para reler o "post", que já alterei bastante.
Saudações bedéfilas.
GL

Geraldes Lino disse...

Entretanto, caro Figueiredo (não o João, mas sim o Marc), já alterei btt o "post", acrescentei o endereço do vosso "site", onde estão as tais fotos de que falo.
Abr.
GL

Geraldes Lino disse...

Viva João Figueiredo
Fico satisfeito por saber que vais participar neste concurso, co-argumentando com a tua namorada Adelina Menaia.
Então e aquele concurso da Ilha do Faial, em que só é necessário uma prancha? Também me parece uma boa experiência, mesmo que não seja para ganhares...
Abr.
GL

Geraldes Lino disse...

Ah, outra coisa, João Figueiredo:
Gostaria que relesses o texto do meu "post", pq alterei algumas coisas que me parecem fundamentais, enquanto o Marc Figueiredo não informa o endereço correcto do sítio da Qual Albatroz.

João Figueiredo disse...

Olá Geraldes Lino. Ainda sobre o nome Figueiredo, queria aqui referir que no Blog do Menino Triste (do João AMscarenhas), existe um seguidor amigo dele que também se chama João Figueiredo e que há anos que me confundem com esse homónimo, até porque temos amigos comuns para além do João Mascarenhas. O engraçado é que nunca o conheci e durante muito tempo sempre pensei que Figueiredo fosse um nome fora do vulgar.
Quanto à participação no concurso do Funchal, três coisas:
1º Falei com o Hugo Teixeira e com o Paulo Marques e ambos andam atarefados com outros projectos (o Paulo com a nossa história do Celecanto), logo não consegui nenhum dos dois para uma colaboração.
2º Como o meu carro foi parar à oficina e o arranjo foi valente, não fui à ultima tertúlia e não consegui arranjar Desenhador.
3º Como o país está em obras, isso significa para mim mais trabalho na empresa (acompanhamento ambiental de obras) e não teria tempo para isso, tanto mais que quero terminar o meu projecto e registar a ideia o quanto antes.
Mesmo assim, outros concursos virão.
Abraços!

João Figueiredo disse...

Engano meu...da Ilha do Faial e não Funchal. Os Açoreanos vão-me matar!

Qual Albatroz disse...

Peço Desculpa pelas Ligações Cortadas. Por alguma razão, o explorador corta as linhas muito longas vou tentar assim:

Toda a Informação sobre o Celacanto nº1 sobre o Albatroz, Fotos e Artigos, está aqui

O Celacanto nº1 Sobre o Albatroz existe também online com algumas das participações a cores e pode ser visto aqui

E finalmente o regulamento para a participação no Celacanto nº2 sobre o Lobo está aqui. No entanto estou um bocado hesitante ao chamá-lo um concurso porque não é bem uma competição, mas por falta de um outro nome - seja.

Qual Albatroz disse...

Radiante posso finalmente anunciar o Lançamento do Celacanto no próximo dia 18 de Março.
O convite para o lançamento está Aqui Mesmo!
com um desenho do GEvan..
Devo tamb+em mostrar o Verso do convite por causa da gente que nos está a apoiar.

Mais informação útil sobre este livro está aqui!

Contamos com a participação de 80 Autores de Banda Desenhada, Iluastação, Poesia, Textos Líricos e Fotografia. São eles:
A. Cardoso Maguire, Adelina Menaia, Agusti Miquel Martinez Mussons, Alexandre Soares, anabela g & bruno c, Ana Cardoso, Ana Saúde, Ana Teixeira, André Oliveira, António Orta, António Ribeiro, baptiste, Bel Isa, Bernardo Dias, Bismarcke, Bruno Balegas, Bruno Barão da Cunha, Cibelli Barone, Constança Lucas, Diogo Carvalho, Edite G., Eric Ricardo, Fátima éffe, Fernando Wintermantel, FIL, Francisco Fonseca, Gastão Travado, GEvan.., Gordo, Hugo Soares, Hugo Schepens de Melo, Inês Costa Lopes, Inês Amaral da Cunha , Irina Seves, Ivone Silva, Jhion, Joana Estrela, João Drumond, João Figueiredo, João Raz, José Abrantes, José Carlos Dias, Kris, Louie, Luís Diogo, Luís Lourenço Lopes, Lupi, Mafalda Paiva, Marc, Margarida Lopes Fernandes, Maria Mar, Mariana Pita, Maribel Sobreira, Marta Lebre, Mary John, Miguel Martins, Mima, Nadi, Nádia Cardoso, Neca, Ocsav, Olívia Lima, Paulo Marques, Paulu Mayyahk, Pedro Carvalho, Pedro Rodrigo Costa, Phermad, Raquel Correia, Ribeiro, Rita Cardoso, RoyZac, Rui Alex, Sara Diogo, Sir J. Mascarenhas, Sofia da Palma Nogueira, S.Simões, Sylviane Angèle Rigolet, Vanessa Oliveira e zlê.

Vamos ter comes e bebes no lançamento enquanto inauguramos uma exposição com trabalhos originais que se chama "Lobos para Todos" e que é montada pela Catarina Madruga e que vai ficar patente no Museu Nacional de História Natural até 11 de Abril. Vai ser interessante no mínimo.

E por fim mais uma surpresa: Vamos apresentar o Celacanto na próxima Tertúlia no dia 6 de Abril!

Conto com a vossa presença.

Um Abraço com a Estima do Marc
(www.qualalbatroz.pt)