domingo, outubro 11, 2009

Curtas de BD (Autores portugueses - I) Pedro Brito








Caros amigos visitantes: não se decepcionem com a aparente pouca visibilidade das pranchas acima reproduzidas. Basta clicar em cima de cada uma delas para que fiquem, simultaneamente, bem visíveis e legíveis.

Outra Vida é uma novela gráfica curta, de carácter realista, com fundo temático simples, matizada por um toque subtilmente sentimental. A autoria total da obra(argumento/guião/legendagem/desenho) é de Pedro Brito.

Apresenta-se, formalmente, em oito pranchas, a preto e branco, em vinhetas abertas, duas ou três por prancha, com uma única excepção, na 4ª, onde cabem quatro vinhetas.


Os fundos e as personagens são tratados plasticamente por sombreados que lhe fornecem volume, e por jogo de luzes e sombras. 

Lamente-se apenas - e não é de somenos importância - a deficiente nitidez da impressão de matiz acinzentada, que prejudica visibilidade e leitura (embora esta constatação apenas tenha a ver com a impressão no papel, porque, aqui no blogue, ao ampliar as imagens, elas ficam com contornos bem nítidos).

A qualidade das duas componentes - a ficcional e a estilística - desta curta, justificam que, depois da sua edição em papel, nas páginas da revista (institucional) Venham+5 (nº6 - Maio 2009), editada pela dupla Câmara Municipal de Beja/Bedeteca de Beja, ela passe agora ao suporte virtual da internet, na área da blogosfera, iniciando assim uma rubrica de curtas da BD portuguesa.


---------------------------------------------------------------------------------
Pedro Brito

Síntese biográfica

Pedro Brito (Pedro Miguel Ferreira de Brito), Barreiro, 4 de Outubro de 1975.
Possui o curso de Design Gráfico obtido no IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing/Lisboa

----------------------------------------------------------------------------------
A posteriori
Graças às possibilidades incomensuráveis da internet, volto aqui hoje, 17 de Outubro, para comentar o "post" afixado em 11 de Outubro:
Estou algo decepcionado (e algo perplexo) com a nula reacção dos visitantes em relação a esta rubrica, ou, pelo menos à banda desenhada com que a iniciei, sob a premissa de ser uma obra curta de qualidade, de um talentoso autor.
Partindo do princípio, inquestionável, que somos todos leitores/visionadores de BD, estranho que não tenha havido até agora nem um só comentário quando há uma bd completa para apreciar.
Será que os visitantes não clicaram sobre as imagens, e por isso ficaram com má impressão da pouca visibilidade das pranchas?

7 comentários:

Anónimo disse...

muitas vezes são as melhores historias que parcam em comentarios, como se fossem reconheciveis como excelentes e por isso comentar seria "chover no molhado".

espero contudo que não acaba com esta prometedora rubrica

outro anonimo

Geraldes Lino disse...

Caro "Outro anónimo"
(conheço alguém que por vezes assina "outro Nuno"... Mera coincidência, ou será o mesmo?)
Esta "prometedora rubrica" (palavras suas, que agradeço) deu agora o primeiro passo.
Já tenho outra curta de BD em mente, mas terá de esperar, pq há assuntos que têm prioridade.
Espero que seja visitante habitual, e que vá vendo outras rubricas habituais aqui no blogue.
Para me dar algum "feedback", agradeço-lhe que faça uma lista de 5 rubricas que mais lhe agradem. Para me responder, basta-lhe ir à coluna da esquerda, na "home page", onde diz "Categorias", e clique em algumas lá indicadas por ordem alfabética, como por exemplo "Acordo ortográfico na Banda Desenhada", "Álbuns BD imprevisíveis e difíceis de obter", "Autor de BD como personagem da sua banda desenhada", "Autógrafos desenhados", entre muitos outros temas.

Anónimo disse...

Caro Geraldes,
o meu top 5 das suas rubricas, sem por ordem em especial é:

-Estética e Convenções Gráficas na Banda Desenhada
-Concursos de Banda Desenhada
-Comic Jam
-Banda Desenhada portuguesa nos fanzines
-Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD

Outro Anonimo (que não se chama Nuno, já agora)

Geraldes Lino disse...

Caro "Outro Anónimo"
Agradeço a amabilidade em ter feito essa lista de rubricas (ou categorias, ou etiquetas) que classifica nos "Top 5".
Abraço e saudações bedéfilas.
GL

Anónimo disse...

Caro Geraldes Lino,

Queria agradecer-lhe a rubrica e dar-lhe a conhecer o alcance da mesma.Não sou a típica leitora de BD, mas sou professora de Português de cursos CEF. Estas pranchas, espero eu, serão muito úteis para motivar os meus adolescentes tão de mal com a escola.O meu objectivo é tentar que eles componham umas pranchas sobre uma história(pois alguns gostam de desenhar grafittis e rabiscam os cadernos todos com desenhos e rua).Assim,queria agradecer-lhe esta curta, que é simples e será de uma utilidade imensa.Pode ser que faça o milagre de interessar os meus alunos marginalizados e estigmatizados.
Obrigada! Continuação de Bom trabalho!
JDF

Geraldes Lino disse...

Caro "Outro Anónimo"
Já viu a segunda "Curta de BD" que postei?
Gostaria que visse e comentasse.

Geraldes Lino disse...

Cara Senhora professora JDF
Graças ao "google",fiquei a saber o significado da sigla CEF (mas nem sequer tentei no que se refere a JDF :-)
Gostei que esta minha primeira bd curta seleccionada para a nova rubrica lhe tivesse suscitado a ideia de a aproveitar para motivar os seus alunos (que só gostam de rabiscar graffitis) a arquitectarem uma história.
Só gostaria de lhe pedir uma coisa: se não se importaria de falar com o próprio autor da banda desenhada "Outra Vida", o Pedro Brito, e dar-lhe conta do seu projecto com base na bd dele. Acho que para ele seria gratificante.
Se achar que sim, diga-me. Eu dar-lhe-ei o contacto dele.
Cordialmente.
GL