Foi em Lucca, Itália, que tive o meu "baptismo" de frequentador de eventos estrangeiros dedicados à banda desenhada. Isto em 1978.
Em minha casa tenho na parede da sala de jantar um enorme cartaz (formato A1) com uma interessante composição em que se podem ver diversas personagens da BD - desde o Yellow Kid a Arzack -, a publicitar Lucca 14 - Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione, realizado entre 26 de Outubro e 2 de Novembro de 1980.
Foi neste evento que conheci pessoalmente Rick Veitch, com quem conversei numa esplanada - nas cidades pequenas há mais hipóteses de convívio com os autores - e que me fez rapidamente o engraçado improviso que ilustra o topo deste "post".
------------------------------------------------------------------
RICK VEITCH
Síntese biobibliográfica
Richard "Rick" Veitch nasceu a 7 de Maio de 1951. Onde? Quanto ao país, está escarrapachado em toda a internet: Estados Unidos da América. Mas no que se refere à cidade, estado, o que quer que seja, parece que é tabu. O único indício que encontrei foi uma frase de Cory Doctorow: "(...) At the age of nineteen, Rick Veitch drove a Pontiac Tempest from Vermont to San Francisco with only $45 and a burning desire to break into underground comics (...)". Donde é deduzível, embora com possibilidades de erro, que seja natural de Vermont.
Concretamente, sabe-se que estudou banda desenhada na Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art, em Denver, New Jersey, onde obteve o seu diploma, o que aconteceu em simultâneo aos seus condiscípulos e amigos para a vida, Steve Bissette e John Totleben, nomes que também se tornariam bem conhecidos, com frequência em associação com Veitch.
Saído da escola, Richard fez a sua primeira bd, intitulada "Two Fisted Zombies", sob argumento do seu irmão Tom Veitch.
Nos anos 1980, Veitch tornou-se conhecido como desenhador e argumentista em colaborações para a Epic Comics da Marvel, nas seguintes graphic novels: "Abraxas and the Earthman", "Heartburst" e "The One".
Mas a sua obra de maior prestígio foi a "Swamp Thing" para a DC. O nome de Veitch surge no nº 37, onde aparece a importante personagem John Constantine, criada pelo argumentista/escritor Alan Moore.
Quando Moore deixou a série, Veitch substituiu-o como argumentista, mas também colaborando na execução gráfica em equipa com Alfredo Alcala. Nesta sua participação, Veitch conseguiu misturar a componente fantástica com as preocupações ecológicas.
Numa obra recente, The Adventures of Unemployed Man, publicada em Outubro de 2010, vêem-se os nomes dos argumentistas Gan Golan e Erich Origen, e os dos desenhadores Ramona Fradon, Michael Nasser e, obviamente, Rick Veitch
------------------------------------------------------------------
Os interessados em ver as 18 postagens anteriores deste tema (onde se incluem grandes nomes da BD, tais como Joe Kubert, Aragonés, John Buscema, Manara, Mordillo, Moebius, Neal Adams, Quino, Solano López, Juan Zanotto, entre muitos outros), poderão fazê-lo clicando no item Autógrafos desenhados
inserido no rodapé.
Sem comentários:
Enviar um comentário