A notável obra The Smithsonian Collection of Newspapers Comics merece bem ser mostrada aqui no blogue o mais completamente possível, o que estou a fazer por fracções, sendo esta a segunda.
Trata-se de uma extraordinária mostra de bandas desenhadas do período clássico americano, que são praticamente desconhecidas de uma considerável percentagem de público afecto à BD, com especial incidência nas camadas mais jovens, que nem lhes passa pela cabeça ter existido este tipo de figuração narrativa.
Aliás, não será de estranhar que assim aconteça: não é com facilidade que um europeu se desloca aos Estados Unidos da América - a Washington, mais precisamente - de propósito para visitar o Smithsonian Institution Press, a fim de ter acesso ao fabuloso acervo daquela prestigiada instituição cultural.
E nem mesmo este livro de que aqui continuo a falar - forma mais económica e viável de tomar conhecimento visual com estas grandes obras-primas - está facilmente acessível, ou porque é caro, ou porque está esgotado.
No segundo folhear deste precioso livro seleccionei excertos de algumas obras dos anos 1920 a 1930, representativos de grafismos surpreendentemente modernos, que hoje podem causar um espanto compreensível: ao olhar-se para a prancha de Polly and Her Pals, de Cliff Sterret, datada de 1927, ocorre pensar que,oitenta e cinco anos passados, ainda hoje ela seria considerada, por muitos, como exemplo de grafismo artístico de vanguarda.
Imagens que ilustram o presente "post":
1 e 2 - Polly and Her Pals, de Cliff Sterrett - 1927
3 - Mutt and Jeff, de Bud Fisher - 1925
4 - Gasoline Alley, de Frank King - 1930
-------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que estiverem interessados em ver os oito "posts" anteriores deste tema (inclusive o anterior dedicado à obra The Smithsonian Collection of Newspaers Comics - 1ª fracção, que também inclui a capa do livro), poderão fazê-lo clicando sobre o item Livros sobre Banda Desenhada-Os meus Livros visível no rodapé
Sem comentários:
Enviar um comentário