domingo, setembro 16, 2012

Webcomics (IV) - Margem Sul, por Pedro Brito





















Margem Sul, webcomic by Pedro Brito é o título que surge neste novo espaço internético, apresentado pelo respectivo autor - e simultaneamente, bloguista - como resultante da sua necessidade de querer voltar a produzir banda desenhada.

E por que motivo escolheu Pedro Brito esta forma de fazer BD no espaço virtual da worl wide web? Porque, e cito-o, "dá-me a liberdade de o ir produzindo sem restrições editoriais, prazos e critérios narrativos. E ao mesmo tempo poderei receber de uma forma mais imediata o feedback por parte dos leitores."

Esta intenção foi começada a ser posta em prática no dia 24 de Julho (de 2012, claro), com uma panorâmica citadina, apresentada pela legenda "Barreiro. Duas da manhã".
Na prancha seguinte vê-se um graffiter a pintar um graffiti onde se lê: "Margem Sul 08 Crew".

Autorizado pelo autor, mostro no presente "post"desde a prancha nº 3 até à nº 9 (colocadas de baixo para cima), mas o webcomic já vai agora na 15ª prancha. Vale a pena acompanhar a evolução da trama urbana, com contornos tortuosos, cujos protagonistas, ligados a gangues, representam as intrincadas relações derivadas dos negócios de droga. Todo este enredo transformado em excelentes imagens, no estilo bem pessoal de Pedro Brito.  

--------------------------------------------------------------
PEDRO BRITO

Síntese biobibliográfica

Pedro Miguel Ferreira de Brito, Barreiro, 4 de Outubro de 1975.
Possui o curso de Design Gráfico obtido no IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (Lisboa).

Iniciou a sua vasta produção de BD nos fanzines, designadamente nos seguintes: Almada BD Fanzine, Banda, Boletim do CPBD, Cafénopark, Mesinha de Cabeceira (de que foi co-editor com Marcos Farrajota), Dossier Top Secret, entre muitos outros, incluindo o Mistic Juice, de que foi editautor.

Tem já obra publicada em vários álbuns: "Só Ouves Aquilo Que Te Interessa", "Pano Cru", "O Baeta" (este num mini-álbum da colecção Quadradinho), os três editados em 1998; "Pano Cru", Vol. 2, 1999; "Nem Carne Nem Peixe", 2000; "Pano Cru", vol 3, 2001; "Franco, o Trolha", 2002, todos estes de sua completa autoria. "Baraca", sob argumento de Sandra Amaro, 2002; e "Tu és a Mulher da Minha Vida Ela a Mulher dos Meus Sonhos", sendo Pedro Brito o argumentista e João Fazenda o autor dos desenhos (2000).

Os seus espaços na Net:

http://tomalabonecos.blogspot.com
http://margemsulcomic.blogspot.pt
http://flavors.me/pedro_brito#c5f/blogger  - Neste blogue, no item The Lisbon Studio, está visível uma copiosa mostra fotográfica da exposição montada na Livraria Leya na Buchholz (Lisboa), inaugurada a 4 de Setembro (não sei quando termina). Nessa reportagem fotográfica - não reparei quem era que andava por lá a fotografar toda a gente - estão visíveis os elementos do activo TLS e várias outras pessoas. Indico-as pela ordem pela qual as fui identificando:
Pedro Brito
Joana Afonso
Pedro Potier
Fernando Relvas
Nina Govedarica [Relvas]
Hugo Teixeira
João Sequeira
Miguel Ferreira
Nuno Duarte I (argumentista)
Nuno Duarte II (desenhador)
Pepedelrey
Sandra Oliveira
Osvaldo Medina
Filipe Teixeira
Ricardo Cabral
Jorge Coelho
Ana Freitas
Ana Alves
Gastão Travado
Maria José Pereira
Alex Gozblau
João Amaral
Cristina Amaral
João Figueiredo
Nuno Amado "Bongop"
Filipe Andrade
Jorge Dauphinet Barros
Patrícia Furtado
Ricardo Venâncio
e este bloguista
---------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver os três "posts" anteriores poderão fazê-lo clicando no item "Webcomics" visível em rodapé

Sem comentários: