terça-feira, setembro 04, 2012

Tertulia BD de Lisboa - 338º Encontro - Setembro 2012


Estamos a ver pranchas de banda desenhada (as duas imagens iniciais, prenhes de imaginação e humor) e um grande plano que serve de capa ao fanzine Znok, tudo trabalho gráfico de Filipe Duarte.

Como já entenderam todos os habituais visitantes deste blogue, trata-se da informação sobre a realização de mais um encontro mensal (o 338º) da associação informal Tertúlia BD de Lisboa. E o Filipe Duarte vai ser o Convidado Especial, fará a primeira vinheta do infalível comic jam, e após o jantar irá falar sobre si próprio, revelar o que o encaminhou para a BD, quais as bandas desenhadas e autores da sua preferência.
---------------------------------------------------------
FILIPE DUARTE

Biobibliografia

O interesse de Filipe Duarte pela banda desenhada manifestou-se bastante cedo, e desde logo ganhou admiração por vários autores, designadamente Jack Kirby, Giorgio Cavazzano, Moebius, André Franquin e Osamu Tezuka, o que demonstra o seu gosto ecléctico.

É editor do fanzine Znok, no qual tem publicado as suas próprias bandas desenhadas, tornando-se assim editautor. Mas também há colaborações suas - benévolas, como é característico em qualquer publicação amadora - no fanzine português Zona (Zona Nippon e Zona Monstra), e atingiu a internacionalização no fanzine australiano Something Weird, para o qual fez uma banda desenhada sob argumento do americano Kurt Belcher.

Ao nível profissional tem criado storyboards para a empresa de publicidade EuroRSCG, e colabora com a empresa de animação Animanostra, em Lisboa, bem como com o IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing SA., na mesma cidade.

Na sua profissão de professor tem realizado workshops dedicados à banda desenhada e à ilustração, em locais diversificados: Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, de Lisboa, Associação Juvenil Ponte, de Rio de Mouro, e Biblioteca Municipal de Penamacor.

Filipe Duarte da Conceição Gago Gonçalves, Lisboa, 29 de Agosto de 1978. Tem frequência do Curso de Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, e participou em diversos workshops promovidos por diversas organizações, nomeadamente Fundação Calouste Gulbenkian e Livraria Kingpin Books. Exerce a profissão de professor de informática.
G.L. 


 ----------------------------------------------------------------

Lista de presenças neste 338º Encontro da TBDL

(Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter falhas; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):



1.Abílio Pereira

2.Adelina Menaia
3.Afonso Delrey
4.Alexandre Rodrigues
5.Álvaro
6. Ana Saúde
7.André Lemos
8.António Isidro
9.Catarina Martins
10.Cátia Alves
11.Célia Pesseto
12.Claudino Monteiro
13.C.Moreno
14.Cristina Amaral
15.Filipe Duarte - Convidado Especial
16.Geraldes Lino
17.Hugo Teixeira
18.Joana Andrade
19.João Amaral
20.João Antunes
21.João Figueiredo
22.João Raz
23.João Sequeira ("JAS")
24.João Tavares
25.Leonor Noivo
26.Luís Nogueira ("Quico")
27.Luís Ramos
28.Maria José Pereira
29.Miguel Ferreira
30.Milhano
31.Nélson Martins
32.Nuno Amado ("Bongop")
33.Nuno Duarte ("O original")
34.Nuno Duarte ("O outro Nuno")
35.Nuno Neves ("Verbal")
36.Osvaldo Medina
37.Paulo Costa
38.Paulo Marques ("Estranho")
39.Pedro Bouça ("Hunter")
40.Pedro Cruz
41.Pepedelrey
42.Potier, Pedro
43.Rosário Nunes
44.Rui Batalha
45.Rui Domingues
46.Sá-Chaves, João Paulo
47.Sandra Oliveira
48.Sérgio Santos
49.Simões dos Santos
50.Teresa Régio
 

Sem comentários: