domingo, novembro 12, 2006

BD portuguesa nos fanzines (IV) - Autor: José Lopes


Uma das pranchas iniciais (a 12ª) da novela gráfica Windigo, do autor-artista José Lopes, também faneditor (o fanzine Doczine, onde se pode apreciar esta obra de figuração narrativa, é por ele editado).

José Lopes tem um excepcional sentido do contraste claro-escuro, que domina com à-vontade nas várias obras de sua autoria, já editadas em fanzines e fanálbuns.

São quase inexistentes as pranchas em que há algum texto a complementar as imagens. Isso porque, visivelmente, José Lopes preferiu fazer-se entender apenas pela mensagem visual. E conseguiu-o.

A 30ª prancha da banda desenhada Windigo
 A 31ª prancha (visível na página 37) que continua a mostrar a sequência em que as personagens principais da novela gráfica estão a visitar uma exposição de pintura
------------------------------------

Mais posts relacionados com o tema BD portuguesa nos fanzines podem ser vistos clicando na coluna Archives, nas datas abaixo indicadas:
(III) Nov. 9
(II) Nov. 1
(I) Out. 14
------------------------------------
Também relacionado com José Lopes e a acima mencionada novela gráfica Windigo, pode ser vista a sua 1ª prancha (no "post" datado de de Nov. 3), e um curto comentário a respeito do autor) no meu blogue
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com

5 comentários:

pepsi disse...

Hi, I've enjoyed visiting your blog. I am trying to get a site up and running similar the Agency Travel blog.

gevan disse...

Caro Geraldes, como vou vendo por aqui vários exemplos de BD portuguesa, gostaria de lhe perguntar se já teve oportunidade de analisar a CAOS e SUPER PIG, editados pela KingPin Comics?

Geraldes Lino disse...

Já. Mas como o editor considera como revistas as suas publicações CAOS e SUPERPIG, e eu aqui, até agora, só falo de fanzines, de jornais e revistas não especializadas, e reproduzo bandas desenhadas editadas, obviamente, nesses fanzines, nos jornais (não de BD) e nas revistas não especializadas, por isso deixo que as revistas
especializadas em BD fiquem para análise noutros blogues e/ou sítios, doutros bloguistas e donos de "sites", porque, além de me manter dentro dos meus temas, não acho pertinente repetir temas que outros tratam.

gevan disse...

Ok. Não sabia desse pormenor.
Diga-m, para quando o Mundo Universitario será distribuido em Caldas da Rainha e/ou Leiria? São Estabelecimentos de ensino com grande importancia em Portugal e com bastantes alunos. TEnho pena de nunca lá encontrar o dito jornal.

Geraldes Lino disse...

Olá Gevan
Estive hoje na redacção do jornal Mundo Universitário, e reproduzi a sua pergunta, que tb já me foi feita por outros visitantes.
A resposta foi a seguinte: a empresa distribuidora é a mesma para o jornal diário "Destak" e para o semanário "Mundo Universitário".
E, por motivos logísticos, a distribuidora não abrange essas duas cidades.
Lamentei o facto. Mas prometeram ter em consideração esses comentários, e tentar dar-lhes resposta positiva. Aguardemos.