sexta-feira, novembro 03, 2006

Tertúlia BD de Lisboa - 264º Encontro - 7 Nov. 06

Capa do álbum Tornado - Só me saem dukes!, da autoria (argumento e desenho) de Estrompa

Impreterivelmente, como sempre desde há 21 anos (atrás, como está em voga dizer-se, desnecessariamente, se calhar a copiar o "years ago" dos ingleses), na primeira 3ª feira do mês (Novembro) vai realizar-se mais um encontro da Tertúlia BD de Lisboa.

E, mantendo-se inabalavelmente a localização, num pequeno restaurante do Parque Mayer (não tão pequeno assim: cabe bem lá a média de quarenta e tal bedéfilos que costuma participar nesta associação informal, actualmente a única no seu género em Portugal).

Homenageado: Estrompa
Convidado Especial: João Miguel Lameiras

Estrompa vai ser o primeiro caso de "upgrading". O que quer isto dizer? Simples: Estrompa foi Convidado Especial há cerca de vinte anos, e é elevado agora à categoria superior, i.e., Homenageado.

Como já escrevi em anteriores "posts" acerca da TBDL, a diferença principal entre Homenageado e Convidado Especial tem a ver com a importância da obra realizada na BD e com a idade (teria algo de ridículo homenagear um autor com menos de quarenta anos...). Mas Estrompa já tem agora obra e idade que justifique a categoria de Homenageado.

Além de banda-desenhista, Estrompa é igualmente fanzinista. Herdou de Luiz Beira o fanzine Shock (sobre este zine há um "post" em http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com, datado de Out. 14), onde tem mantido em acção o seu anti-herói Tornado, que também já teve direito a mini-álbum editado em Outubro de 2002 pela Bedeteca de Lisboa, cuja capa está reproduzida no topo do presente "post".

Quanto ao Convidado Especial, João Miguel Lameiras, vai sê-lo na qualidade de argumentista, o que já fez a "solo" e também em equipa com João Ramalho Santos.
Além disso (mas essas facetas não são, por agora, distinguidas) ele tem tido trabalho meritório enquanto crítico e divulgador: fez, durante anos, um programa sobre BD, intitulado Balada do mar salgado, na RUC - Rádio Universidade de Coimbra, e escreve actualmente (sobre BD, claro) no jornal Diário As Beiras.

Mais elementos biográficos serão conhecidos na tertúlia, visto que, como sempre, é distribuído a todos os presentes uma autobiografia (ilustrada com autocaricatura), quer do Homenageado, quer do Convidado Especial.

Algum visitante deste blogue que queira participar no evento que acabo de descrever (sumariamente), pode escrever-me - se for em correio azul, 3ª feira receberei a carta - indicando-me o nº do seu telemóvel, ou mesmo de telefone fixo, que de imediato o contactarei a formalizar o convite e a explicar-lhe o local onde se realiza a TBDL.

O meu endereço:
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
--------------------------------------------
Mais "posts" acerca da Tertúlia BD de Lisboa podem ser lidos nas datas:
2006 - Set. 29, Set. 2, Jul. 28, Jul. 1, Jun. 3, Abril. 24, Março, 30, Março 2

2 comentários:

Luís Graça disse...

Se nada de especial acontecer, lá estarei, com muito gosto.
Oriundo da Embaixada de Itália, onde assistirei à apresentação de um livro de Alberoni. Fim de tarde e noite dedicada às letras.

Luís Graça disse...

Foi à maneira, como se previa.
Com o Estrompa em grande forma.