quinta-feira, novembro 16, 2006

Castelos na Banda Desenhada (XV) - Castelo de Lisboa - Autor: Artur Correia

O Castelo de Lisboa (baptizado com o nome de um santo, o Jorge), visto, ou antes, imaginado, por Artur Correia, no capítulo A Gastronomia em Portugal. Dos tempos paleolíticos até à actualidade
A prancha completa, donde foi extraída a vinheta com a visão (bastante imaginativa) do castelo de Lisboa

Em ambos os casos, trata-se de imagens extraídas do livro Nabos na Cozinha. Culinária para principiantes, livro realizado pela dupla Artur Correia (desenho) e António Gomes de Almeida (argumento do humorista, colunista e responsável por várias revistas, que também assina por AGA), com a colaboração (apoio culinário) de Maria José Colaço.

Uma interessante (de cariz claramente humorístico) reconstituição "made by Artur Correia", duma ruela da Lisboa medieval, vendo-se, por uma nesga, o castelo lá no alto.

Apesar de a obra incluir um capítulo dedicado a receitas de culinária, o que interessa aqui ressaltar é o facto de as últimas quarenta páginas serem de banda desenhada, constituindo uma obra à parte, cujo título é: A Gastronomia em Portugal. Dos tempos paleolíticos até à actualidade.

Capa do livro (misto de livro e álbum de BD) editado sob chancela duma casa pequena mas com ideias, a Roma Editora

O livro foi hoje, 16 de Novembro, apresentado ao público no El Corte Inglés, através de um "power point" realizado por António Gomes de Almeida, onde ele e Artur Correia se apresentavam.
A banda desenhada foi comentada por este mesmo bloguista.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta passou-me completamente ao lado e tive pena. Um grande abraço ao Artur e ao António.

Geraldes Lino disse...

Foi pena.
Já agora: se hoje, sexta-feira, às 8 da noite, visitares de novo este blogue, já o encontrarás mais completo, com mais imagens.
Quanto aos abraços, dar-lhos-ei a próxima vez que os encontrar.
Abraço para ti.