segunda-feira, fevereiro 12, 2007

BD portuguesa nos jornais (LII) - Mundo Universitário - Autor: Pedro Zamith

Prancha assinada por Pedro Zamith com o título A Ronda da Noite

in Mundo Universitário, nº 57 - 12 Fev. 07

-----------------------------------------------------

PEDRO ZAMITH

Síntese biográfica

Pedro Zamith nasceu em Lisboa, a 31 de Dezembro de 1971, e licenciou-se em pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Conheci-o à conta do seu fanzine Nova Gina. Um título que, lido rapidamente, soa cacofónico, cuja cacofonia brejeira correspondia ao estilo e conteúdo. O fanzine ficou para trás, ultrapassado pelas alterações de vida, profissionais e familiares: o Zamith passou a dar aulas, casou, já tem descendente, e, entretanto, dedica-se à pintura.
Mas o "vírus" da BD nunca o abandonou: em Setembro de 2000 foi-lhe publicada uma bd em álbum, no nº 7 da colecção "Lx Comics" editado pela Bedeteca de Lisboa, sob o extenso e desconcertante título "A Misteriosa Ligação de Três Habitantes de Brooklin: o Taxista, o Talhante e o Farmacêutico". Quase sete anos depois, correspondendo ao meu convite, Zamith aceitou colaborar, com a banda desenhada autoconclusiva A Ronda da Noite, na montra do Mundo Universitário.
---------------------------------------------
"Post" remissivo
Há mais imagens de bedês publicadas no jornal MU. Ver "posts" nas datas indicadas:

Fev. 7 - Nazaré Álvares (MU nº 56, 5 Fev.)
Fev. 7 - Marco Mendes (MU nº 55, 29 Jan.)
Jan. 23 - Ângela Gouveia (MU nº 54, 22 Jan.)
Jan. 16 - Filipe Goulão (MU nº 53, 15 Jan.)
2007 - daqui para cima

Dez.6-A.Rechena; Nov.28-José Lopes; Nov.21-Pedro Alves; Nov.14-Nuno Saraiva; Nov.8-Pedro Morais; Out.31-Ricardo Ferrand; Out.24-Algarvio; Out.17-Ricardo Cabral; Out.11-Álvaro; Out.5-Pedro Massano; Set.27-Derradé; Set.24-Nuno Saraiva
Ainda em 2006, mas após as "férias grandes" (entre 8Jun. e 24Set, lapso de tempo em que o MU não foi editado), a lista de colaboradores vê-se daqui para cima
Jun.8-Estrompa; Maio 31-António Valjean; Maio 24-Pedro Nogueira; Maio 20-Zé Manel; Maio 16-Ricardo Cabral e Jorge Cabral; Maio 12-Pepedelrey; Maio 4-J.Mascarenhas; Abril 5-Cheila; Março-29 -Pedro Morais; Março-20-Joana Figueiredo; Março-15-Pedro Nogueira; Fev.14-A.Rechena; Fev.8-Derradé; Jan.19-Pedro Alves
2006 (lista daqui para cima)

Dez.12-Álvaro; Nov.24-Luís Valente; Nov.15-Paulo Marques e Bruno Silva Out.28-Fritz; Out.13-Francisco Sousa Lobo
2005 (Neste ano houve mais autores publicados no MU, mas cujas pranchas não foram reproduzidas aqui no blogue).

7 comentários:

Pedro L. Cuadrado disse...

Olá, Geraldes Lino,
Gostava de dar uma palestra sobre BD portuguesa em Badajoz lá para fins de Março? Seria possível?

Pedro L.

Geraldes Lino disse...

Em princípio, sim. Mas não sei com quem estou a falar. Além de que gostaria de saber se a minha colaboração se insere em algum evento, e quem o organiza.

Pedro L. Cuadrado disse...

Sou professor de portuguès e faço parte de uma associação de profs. desta língua na Extremadura (pode visitar o nosso blogue, appex.blogspot.com)e a sua colaboração seria para umas Jornadas, as segundas,de língua e cultura portuguesas.
Falou-me de si o Luís Pinto.
Como é que fazemos para contactar?

Geraldes Lino disse...

Pedro Luís:
A fim de limitar a tarefa de responder a demasiados emails, evito pôr aqui o endereço do meu e-mail. A alternativa é escrever-me para o Apartado 50273 / 1707-001 Lisboa.
Por escrito, dar-lhe-ei então os meus contactos, quer o e-mail, quer o nº de telemóvel.
O Luís Pinto de que fala é o Luís Pinto Coelho?

Pedro L. Cuadrado disse...

Geraldes,
Então, escrevo-lhe ao apartado que me dá. O Luís que me falou de si é o Luís Miguel Leal Pinto, que também gosta de BD e até tem, entre outros, um blogue chamado Nona Arte.

Geraldes Lino disse...

Pedro Luís
Através do "google", quando escrevo Nona Arte aparecem duas referências a um "site" brasileiro. Ora o nome de Luís Miguel Leal Pinto parece-me demasiado português para estar associado a um "site" "made in Brasil". Pode dar-me o endereço desse tal "Nona Arte"? (É curioso: há muitos, muitos anos, eu via estudiosos brasileiros escreverem 8ª Arte...).

Pedro L. Cuadrado disse...

Olá, cá está o endereço do blogue do Luís, natural de Évora: "Nona Arte. Um mundo a explorar"
http://cronicasdanonaarte.blogspot.com/.

Ele escreveu um comentário no seu blogue "Divulgando BD",no post de Terça-feira, Dezembro 19, 2006: "Tertúlia BD de Lisboa - Tertúlia de Natal/2006".

Além desse blogue, tem outro intitulado "Senderos da mão esquerda" (senderosdereflexao.blogspot.com)

Pela minha parte, espero escrever-lhe hoje ou amanhã para dar pormenores a respeito da palestra sobre BD, que seria em fins de Abril, não de Março; enganei-me.