Há um agitado movimento de feiras de publicações independentes - a "Feira Laica" é a de maior visibilidade e antiguidade - onde banda desenhada e ilustração surgem nos fanzines, em revistas independentes e edições alternativas.
A 2ª Feira de Publicação Independente enquadra-se, como é óbvio, nesse género. Efectua-se precisamente hoje, dia 23 de Novembro, na FBAUP-Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. E na Sala de Aulas terá lugar um colóquio, com a presença de Marcos Farrajota - autor de BD e editor, ligado à editora independente MMMNNNRRRG, que, para além de explicar em que consiste o projecto editorial de que faz parte - além de falar dos respectivos processos de produção e das motivações que levaram ao desenvolvimento do projecto -, explanará vários tópicos bastante pertinentes. Ficam aqui registados apenas alguns:
- Perante o mercado editorial português, dominado por grandes distribuidoras como a FNAC ou a Bertrand, será que a edição independente aparece como alternativa a este tipo de mercado? Ou terá motivações completamente distanciadas desta ideia?
- Quais as primeiras dificuldades com que se depara um editor que quer começar uma publicação ou uma editora? Quais os principais problemas?
- Como é que se gere um projecto editorial independente? É possível ter uma estrutura económica sustentável? Têm como objectivo o lucro? Será admissível solicitar apoios ou subsídios ao Estado ou a outras instituições?
Marcos Farrajota exporá estes e outros tópicos, e responderá a questões que espera lhe sejam colocadas, a propósito da publicação independente, quais os motivos que atraem tanta gente à edição alternativa (dinheiro? paixão? entusiasmo?)
-----------------------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver quais os temas que têm sido tratados anteriormente, basta clicar no item Colóquios sobre BD, Conferências, Palestras visível no rodapé
Sem comentários:
Enviar um comentário