sábado, fevereiro 04, 2012

Fanzines, esses desconhecidos (XLVIII)




Editado com a finalidade de ser oferecido a todos os participantes da Tertúlia BD de Lisboa, o Tertúlia BDzine é o fanzine português de banda desenhada com mais números publicados, 168, este último editado com data de 3 de Janeiro de 2012, dia em que se realizou a TBDL.
Ou seja: o TBDz terá sido, quase de certeza, o primeiro fanzine a "nascer" neste novo ano.

Sem periodicidade (*), sem fins lucrativos, editado por um editor-amador - três das especificidades que caracterizam e definem os fanzines -, o TBDzine é umas vezes editado a preto-e-branco, outras em policromia.

Neste mais recente número do fanzine - a cores - surgiu a banda desenhada Reunião dos Seres Encantados, feita propositadamente para ele por um novo da BD, de seu nome artístico Claudino Monteiro - cuja biobibliografia pode ser lida na anterior postagem datada de 1 Janeiro 2012.
.
(*) Ou com periodicidade estabelecida mas não cumprida, ou ainda com uma periodicidade absurdamente alargada, tipo de ano a ano, são outros aspectos que caracterizam esta componente nos fanzines. Bem diferente, como é óbvio, das revistas comerciais.
---------------------------------------------------------
As anteriores postagens relacionadas com este tema podem ser vistas, basta para isso clicar no item Fanzines esses desconhecidos visível aqui no rodapé

2 comentários:

Santos Costa disse...

Bom 2012 para ti Geraçdes Lino e para todos os BD'istas portugueses.
Correndo o risco de me repetir e de ser, para quem não me conheça, um "engraxador" ou "puxa-saco", afirmo e reafirmo que o teu papel na BD portuguesa tem sido de um incansável lutador, divulgador, editor e outros atributos que, por demais, são concomitantes com este labor e dedicação.
Prezo ser um frequentador deste blogue (se mais não não for, contribuo para o aumento do número de visitas), onde vou sabendo das novidades, eu que estou longe, como se num cenóbio professasse e habitasse.
É natural que alguns encómios tragam apegada a amizade e o apreço que te devo, tu que tens sido, nesta minha retirada do centro, o único interlocutor neste campo; mas, de todo, julgo que a opinião sobre o assunto, não é exagerada, a ter em conta as opiniões dos que aqui as expressam e doutros que assim também julgam e que não as escrevem nesta caixa.
Há uma coisa que te quero pedir, sem saber se a ideia pode ter exequibilidade: é de juntares os BDzines em volumes e venderes (porque só assim se pode compreender o esforço e o custo)para os que são verdadeiros amantes da BD em geral e das Tertúlias em particular.
Sei lá, porventura em volumes fraccionados de 40 números, o que daria cerca de 4...
Tens os originais (não sei se há sobras), haja quem os queira adquirir e encadernar (se acaso não os disponibilizares já com capa e tudo, com preço correspondente).
Lembra-te que nem todos vão sempre às tertúlias, nem os números singelos são fielmente guardados por aqueles que os recebem, porque a sua textura se pode "perder" entre outros papeis, etc.
Quanto à tiragem, fá-la corresponder aos pedidos antecipados ou aos fiéis.
Caso algum dia assim decidas, eu já sou assinante.

Um grande abraço.

Santos Costa disse...

Geraldes Lino
Desculpa, mas comecei mal o artigo anterior. Graças à minha proverbial falta de cuidado na caça às gralhas, não escrevi correctamente Geraldes.
Repara que já não corrijo o ora escrito acima "correctamente", porque acho correcto não escrever correto.
As minhas desculpas.