sexta-feira, junho 08, 2012

Exposições BD Avulsas (XVIII)









As três primeiras imagens do topo da postagem reproduzem pranchas de BD de Sónia Oliveira, autora que vai estar representada numa exposição de Banda Desenhada (o respectivo cartaz, da autoria de Sónia Oliveira, é a 4ª imagem) que será inaugurada a 9 de Junho, Sábado, pelas 17h00, no Espaço Estúdio (5ª imagem), em Nisa.
Até 31 de Agosto, os bedéfilos de todos os pontos do país têm tempo de ir a Nisa e aproveitar para, em seguida, dar uma volta pelo Alto Alentejo.

Esta é a terceira vez que menciono a actividade expositiva desta galeria artística, e tenho-o feito devido ao facto de se tratar de exposições com pranchas de banda desenhada. A vez anterior foi também de uma autora, Susa Monteiro. Aproveito para deixar aqui uma sugestão ao meu amigo João Sequeira, dono do Espaço Estúdio, e também autor de BD: já que está numa de expor pranchas de autoras, lembro-lhe o nome de Teresa Câmara Pestana.   
----------------------------------------------------------

SÓNIA OLIVEIRA

Biobibliografia

Sónia Oliveira vive e trabalha em Lisboa, cidade de onde é natural.
Tem desenvolvido ilustração e banda desenhada desde 2004, tendo iniciado em 2006 a sua colaboração com as Edições Nelson de Matos, realizando para esta editora as ilustrações de capas de autores como José Cardoso Pires e Pepetela.
Foi durante uma estadia de 2 anos em Glasgow que desenvolveu a sua linha de trabalho actual e algumas das suas bandas desenhadas mais importantes. Foi premiada e seleccionada em diversos concursos e conta com participações regulares em vários fanzines e revistas.

prémios Nomeação para Melhor Obra Curta Nomeações IX Troféus Central Comics 2011
Prémio de Menção honrosa no Concurso de BD de Moura [Moura, 2011]
Finalista nos Prémios de Edição para Melhor Projecto Gráfico de literatura com a capa do "Lavagante" da NM [2009]
Selecção para a Aesthetica Creative Works Annual 2009
2º lugar na categoria de amadores do Festival Internacional de BD MFK19 [Łódź 2009]
Menção Honrosa no Concurso de BD Jovens Talentos [Pinhal Novo, 2006]
Menção Honrosa no Concurso de BD de Moura [Moura, 2007]

.
exposições Pranchas de BD do Concurso de BD de Moura [Moura, 2011]
Pranchas de BD do Concurso de BD Łódź 20MFKiG [Polónia 2009]
Colectiva All-Girlz Galore - XVI Xorñadas de Banda Desenãda de Ourense [Galiza 2009]
Colectiva All-Girlz Galore - 5º FIBDB [Beja 2009]
Pranchas de BD do Concurso Fumetto International Comix [Suíça 2009]
Pranchas de BD do Concurso de BD Łódź MFK19 [Polónia 2008]
Pranchas de BD do Concurso de BD de Moura [Moura, 2007]
Concurso Ilustra_outros Etic [Lisboa 2006]
Pranchas de BD do Concurso de BD do 16º FIBDA [Amadora 2005]

.
concursos Concurso de BD de Moura [Moura, 2011]
Łódź 20MFKiG [Polónia 2009]
Bolzano Comics [Itália 2009]
Fumetto International Comix [Suíça 2009]
Łódź MFK19 [Polónia 2008]
Concurso de BD de Moura [Moura, 2007]
Concurso Internacional de Ilustração Figures Futur 2006 [França 2006]
Concurso Ilustra_outros Etic [Lisboa 2006]
Concurso de BD Jovens Talentos [Pinhal Novo 2006]
Fumetto International Comix [Suíça 2006]
Prémios AQA [Espanha 2005]
16º FIBDA [Amadora 2005]
Ilustrarte 2005 [Barreiro 2005]


As pranchas de BD que ilustram o "post" pertencem, respectivamente a:
1ª - "The Sailor from Amsterdam", prancha 1 de 4 (legendada em inglês)
2ª -"Desencontro", prancha 1 de 6
3ª - "A Derradeira Tortura", prancha 2 de 6

Ver mais em relação a:
Bibliografia de Sónia Oliveira - http://www.cirandara.com
Endereço: Praça da República, 122 - Nisa (Portalegre)
-----------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes dezoito "posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item  
Exposições BD avulsas,  
visível no rodapé

5 comentários:

gambuzina disse...

Vai dar graxa a outra...agora é tarde para me agradeceres os 4 eventos em que sugeri o teu nome, um deles uma ida à tv..enquanto tu nas minhas costas te dedicavas à sabotagem e me excluías de tudo e mais alguma coisa,para depois , pela frente vires fazer o papel da solidariedadezinha paternalista.. apenas porque näo quis ser homenageada da tertúlia...porque näo gosto da vossa maneira de jogar, nisso tu e o cagajota säo iguais...
Passo bem aglomerados sociais assentes no favorzinho
Aqui na bd näo existem esses previlégios da idade,até porque és crescido o suficiente para levares com a resposta certa...e se há coisa que eu näo dou valor säo essas homenagens enfardadas, mas näo quiseste entender o que é simples; eu näo faco nem nunca farei parte das vossas gamelas bdéfilas ( e tenho orgulho nisso)

gambuzina disse...

+ + passo bem"sem" aglomerados sociais assentes no favorzinho
isso é que é um mau hábito terrivel
uma praga,
uma intoxicacäo...

Geraldes Lino disse...

Olá cara inimiga Teresa Câmara Pestana a.k.a. Gambuzina.

Sê bem-vinda! Já pensava que tinhas desistido, em definitivo, de me atacar, forte e feio, por tudo e mais alguma coisa.

Claro que sei que sou um dos teus principais "inimigos de estimação" - os outros são o Marcos Farrajota (a quem chamas "cagajota") e o João Paulo Cotrim -, mas nunca pensei que viesses visitar o meu blogue, por isso escrevi descontraidamente aquela frase, dirigida ao João Sequeira a.k.a. JAS (aliás, a insistir no que já lhe tinha dito pessoalmente em Nisa, visto lá ter ido à galeria dele ver a expo).

O que eu fui dizer. Se tivesse dito o oposto, tipo "Ó João Sequeira, você está a pensar em várias autoras de BD, só espero que não opte pela Teresa Câmara Pestana", teria sido atacado da mesma forma, só a frase teria sido diferente. Em vez de "estás a dar-me graxa", seria "estás a vilipendiar-me", "estás a querer tramar-me", ou qualquer coisa do género.
(Parte 1)

Geraldes Lino disse...

Dizes que sugeriste o meu nome para entrar em quatro eventos. Quando o fizeste, é porque achaste que eu me enquadrava neles. Se eu aconselhei a algum organizador de algum evento que não te convidasse (não me recordo de ter feito tal coisa, agradeço que me avives a memória e me digas a que é que te referes quando dizes que te sabotei). Se não aconselhei que te convidassem, contrariamente ao que fiz agora, só tem a ver com a noção que tenho de que o teu estilo de BD não se encaixa em alguns ambientes. Por exemplo: a seguir à exposição dedicada à BD de Franco Caprioli, não aconselharia o Carlos Rico a convidar-te a expores a tua BD naquela mesma galeria.

Quanto ao convite que te fiz em tempos, não foi para seres homenageada, apenas para seres a Convidada Especial da Tertúlia BD de Lisboa. Ou seja: não conseguiste entender que no teu caso, como no de várias dezenas de autores que por lá passaram (ainda há meses veio do Porto o Marco Mendes, e já lá tinha estado o Miguel Carneiro) não se trata de homenagem, é apenas um incentivo. Os homenageados são autores mais velhos e considerados consagrados, como foi o caso de Vítor Péon, Fernando Bento, José Garcês, José Ruy, por exemplo.

Quanto à gamela bedéfila, de facto, que horror! ter pensado em que poderias aceitar incluires-te numa confraternização de gente que gosta de BD, que classificas pejorativamente como fazendo parte de "aglomerados sociais assentes no favorzinho".
Para ti,só pelo facto de nos reunirmos num ambiente informal, somos todos "uma praga, uma intoxicação".
(Parte 2)

Geraldes Lino disse...

Antes de ligar o computador para te responder, tinha estado a mexer numa pilha de coisas antigas, e dei com um exemplar do fanzine "Bizarro" (nº 21, de Maio 2000), com a indicação de "repetido, levar para a tertúlia para sortear".
Folheei-o, para relembrar o conteúdo, e vê tu a coincidência, há lá um texto, escrito pelo editor do fanzine, o Bruno Campos (que não vejo há anos), que diz o seguinte:

"Apanhem o Ganbusino (sic). Teresa Pestana está de volta com o primeiro número do Gambuzine.
O Gambuzine contém bds da Teresa onde ela dispara contra tudo e todos, desde a igreija (sic) católica ao deus dinheiro passando pelos estudantes universitários, internet, vegetarianos e junkies. Histórias num traço simples e sujo como o mundo que retratam. (...)"