quarta-feira, junho 06, 2012

Improvisos na toalha de mesa (IX)


Já aqui tenho falado da tendência compulsiva que demonstram praticamente todos os que desenham, de o fazer nas toalhas de papel das mesas dos restaurantes. 

Hugo Teixeira, autor já com obra bem visível na Banda Desenhada, é um dos muitos que, durante o decorrer dos encontros mensais bedéfilos da Tertúlia BD de Lisboa, não pára de desenhar na toalha. O desenho improvisado que ilustra o topo deste post, feito no decorrer da tertúlia de 1 de Maio, foi o resultado da sua impulsividade e criatividade gráfica.
---------------------------------------------------------------------------
Para o caso de alguém querer ver outras ilustrações realizadas de improviso, poderá fazê-lo clicando sobre o item Improvisos na toalha de mesa, visível no rodapé
---------------------------------------------------------------------------

HUGO TEIXEIRA

Biobibliografia

Hugo César Ribeiro Teixeira nasceu a 1 de Setembro de 1980, em Amarante, em cuja escola secundária completou o 12º ano, e onde a BD fazia parte do programa de Educação Visual.


Impulsionado pelo gosto que sempre tinha tido pelo desenho, no 9º ano fez a sua primeira banda desenhada na disciplina de Português. Desde então, o seu currículo tem-se ampliado, com bifurcação para duas áreas, a das exposições e a da publicação das suas bedês, maioritariamente usando o estilo da BD japonesa (vulgo mangá).


No que se refere a exposições, participou no FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2006; na Casa da Animação (Porto), no âmbito da entrega dos troféus do portal Central Comics, para um dos quais tinha sido nomeado, e numa dedicada em exclusivo à mangá, na Biblioteca Municipal Albano Cerveira, de Amarante, em Fevereiro de 2008.


Quanto à componente de publicação, teve a sua estreia no BDJornal, nº 14, Ag./Set. 2006, com as bandas desenhadas "Os Monótonos Monólogos de um Vagabundo" e "Um Olhar", ambas de sua completa autoria (argumento e desenho).


Em Agosto de 2007 colaborou no Tertúlia BDzine (nº116) com a mangá "Os Corvos de Guerra", dessa vez sob argumento de Vidazinha; ainda em 2007, fez para a revista BDVoyeur (nº2-Set.), "A Dança das Fodas", mas a capa da revista anunciava "A Dança das Fadas", e é esse o título que constará num currículo mais sério do que este. Ainda em 2007 (Out.), surgiu "Bang-Bang", a primeira mangá portuguesa editada em álbum, de sua total autoria.


Em 2008, mês de Janeiro, foi-lhe publicada a bd "ESC-S-H", uma prancha a cores, no jornal Mundo Universitário; meses mais tarde fez a bd "O Gato", sob argumento de Vidazinha, para o fanzine Tertúlia BDzine (nº128-Jun.); e a finalizar o ano (Outubro), realizou o 2º tomo da obra "Bang-Bang".


Logo no início de 2009, de novo em equipa com Vidazinha, desenhou o episódio "Tintim em Mundos Alheios", para a obra colectiva "Tintim no Século XXI", publicada no fanzine Efeméride (nº4-Jan.09). E em Outubro apareceu o título "Bang-Bang Ultimate", que juntava os dois volumes num só, estando a obra valorizada com dois capítulos novos.


Com data de Outubro de 2011, mais uma vez a fazer duo com a argumentista Vidazinha, realizou os desenhos, coloriu e legendou o álbum "Mahou. Na Origem da Magia", com a chancela das Edições ASA, uma editora do grupo LeYa.


Numa área bem diversa, a da apresentação pública, Hugo Teixeira tinha sido entrevistado por Machado-Dias para a obra Monótonos Monólogos de Um Vagabundo em livro (de capa brochada com badanas, e miolo de 58 páginas), editado por Pedranocharco, em Maio de 2009.  

(Biografia publicada em "post" de 17/11/2011)

Geraldes Lino

6 comentários:

letré disse...

peço desculpa de utilizar esse meio para entrar em contacto consigo. Estou interessado no Efeméride relativo ao Corto Maltese. Se for possível contacte-me para o e-mail monteiroj1958@gmail.com
Os meus cumprimentos

José Eduardo Monteiro

Geraldes Lino disse...

José Eduardo Monteiro
Acabo de ver o seu comentário. Escrever-lhe-ei para o email que indica.
Como eu ainda não falei nos meus dois blogues do fanzine Efeméride dedicado ao tema "Corto Maltese no Século XXI", gostaria de saber onde é que tomou conhecimento da existência desse meu mais recente zine.
Cordialmente.
GL

Jorge Machado Dias disse...

Bem, deixando de lado a troca de "comentários" sobre o Efeméride nº5 e voltando ao Hugo Teixeira, devo dizer que falta na bibliografia do Hugo Teixeira, que Geraldes Lino aqui esquiçou, um livro pouco conhecido da Pedranocharco, que é "Monótonos Monólogos de um Vagabundo - Entrevista com Hugo Teixeira". Depois só acrescento que, se o Hugo está a publicar na Asa é porque cumpri a minha sina de descobrir autores para que depois, as grandes editoras peguem neles. Aconteceu com o José Carlos Fernandes, com o Eliseu Gouveia, com o Filipe Pina/Filipe Andrade e agora com o Hugo Teixeira. OK! Cumpri a minha parte, mas seria bom que tudo isso não fosse esquecido.

letré disse...

Geraldes Lino
Tive conhecimento do fanzine Efeméride dedicado ao Corto Maltese aquando tive conhecimento da programação do Festival de Beja que depois tive oportunidade de ver as pranchas, mas infelizmente não consegui adquirir um exemplar porque tinham esgotados todos no primeiro fim de semana que, infelizmente, não pude estar presente. Adorei a exposição. E como tenho todos os outros Efemérides, que me agradaram muito, gostava muito de ter também este. Um grande abraço e os meus cumprimentos.

José Eduardo Monteiro

Unknown disse...

Machado, fica descansado que da minha parte isso não está esquecido!

Geraldes Lino disse...

Machado-Dias. Estás a fazer o que também fiz durante mais de trinta anos. Ainda bem que há pessoas como nós, que gostamos de BD e gostamos de apoiar os novos valores que vamos conhecendo, em concursos, em fanzines, em exposições, em conversas cruzadas e em contactos nos festivais e eventos diversos. Não esquecendo a minha Tertúlia BD de Lisboa, por onde já passaram mais de mil pessoas: autores (desenhadores e argumentistas), críticos, estudiosos, investigadores, divulgadores, editores, fanzinistas, bloguistas BD, coleccionadores, simples leitores...