terça-feira, junho 26, 2012

Festivais, Salões BD e afins - (Lisboa) - "BD ao Forte"


"Trata-se de um evento partilhado por dezenas de instituições que apresentarão iniciativas acerca da temática do desenho nas suas mais variadas vertentes e abordagens."

Assim começa o texto que André Oliveira me enviou, para apresentação do que se prevê ser a 1ª edição da Trienal Movimento Desenho 2012, a ter lugar no Forte do Bom Sucesso, em Belém (junto à Torre).

Durante os dois meses de duração da trienal - de 15 de Outubro a 15 de Dezembro de 2012 -, encaixar-se-á o pelouro da banda desenhada, sob o título BD ao Forte, numa realização assumida por André Oliveira. Que, obviamente, contará com a colaboração de autores de BD, estudiosos, críticos, divulgadores, editores e faneditores.

O programa das actividades deste novel Salão BD - e a classificação tem a ver com o facto de o evento ter lugar num único espaço fechado - ainda está a ser alinhavado. Mas já consta a intenção de uma exposição permanente de pranchas dos autores que, em princípio, irão colaborar numa edição especial da publicação Zona, que se intitulará Zona Desenha

Está prevista uma outra exposição - esta de ilustração e mais pequena - dedicada ao tema "O Soldado Nacional ao Longo dos Tempos", que servirá de elo de ligação ao espaço do Museu dos Combatentes, alojado no Forte do Bom Sucesso. 

Como o espaço cedido para o evento dispõe de várias salas, André Oliveira precisa de colaborações diversas, e por isso apela a toda a comunidade bedéfila que lhe apresente propostas, seja de workshops, seja de lançamento de projectos associados à BD - livros, fanzines, webzines, álbuns, fanálbuns. 

Todos os interessados em participar no Salão BD ao Forte - autores (argumentistas, desenhadores, coloristas, arte-finalistas), editores comerciais, faneditores, estudiosos, críticos, divulgadores, coleccionadores, bloguistas -, deverão contactar o oganizador, a fim de iniciar conversações para se poder elaborar o programa final, através do seguinte endereço electrónico:

                        oficina.bd@gmail.com

O programa do evento Trienal Movimento Desenho pode ser consultado no endereço
http://www.trienalmovimento.org

Nota: O cartaz alusivo ao evento, e que ilustra o topo do "post", é da autoria de Ricardo Reis.  

4 comentários:

André Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Oliveira disse...

Obrigado, uma vez mais, pela divulgação. Grande abraço. ;)

Geraldes Lino disse...

Desejo que tenhas boa sorte e muito espírito de sacrifício para a tarefa que te espera.
Grande abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Desejo que tenhas boa sorte e muito espírito de sacrifício para a tarefa que te espera.
Grande abraço.
GL