quarta-feira, novembro 28, 2012

Livros Sobre BD - Os Meus Livros (XI)


Continuo a mostrar, fascinado eu próprio mais uma vez, algumas das bandas desenhadas que compõem o conteúdo do livro de grandes proporções (35,5x25,5cm e 336 páginas), The Smithsonian Collection of Newspapers Comics. Suponho que, na sua maioria, as "Sunday Pages" que se visionam no livro terão sido fornecidas pelo ilustre coleccionador e estudioso americano de BD, Bill Blackbeard, cujo nome aparece na capa, juntamente com Martin Williams.

Apresento hoje personagens da BD americana que, sendo tão célebres como a legião de super-heróis - mas mais destinados a um público essencialmente leitor de jornais, e não necessariamente leitor de comic books -, não terão tido a mesma possibilidade de resistir à mudança de gerações como tiveram os super-heróis, e serão praticamente desconhecidos dos mais jovens apreciadores actuais da Figuração Narrativa. 



É o caso de Krazy Kat - uma obra-prima da arte sequencial - da autoria de George Herriman, de que se podem ver acima duas pranchas publicadas entre 1936 e 1939.




Não tão conceituada entre a crítica, mas que, pessoalmente, considero uma das bandas desenhadas satíricas mais geniais da História da Figuração Narrativa, é a obra Li'l Abner, de Al Capp, (as duas pranchas acima são exemplos da excepcional arte de Alfred Caplin aka Al Capp) e foi famosa também no Brasil sob o título Ferdinando (publicada em pequenas revistas que chegavam a Portugal), e através das quais conheci aquele naipe de personagens, mais tarde publicadas no jornal matutino Diário de Lisboa (ou antes talvez no vespertino A Capital, já não me recordo). 
   


Claro que os animais antropomórficos começaram cedo a serem apreciados pelos autores de BD como fáceis personagens para transmitirem subrepticiamente mensagens de sátira social. Pogo, de Walt Kelly (imagem acima) é uma obra carismática do género.
Infelizmente, esta e outras séries, centradas em figuras divertidas de animais, acarretaram para a banda desenhada, injusta e infundadamente, a fama - que ainda hoje perdura em algumas pessoas - de se tratar de uma superficial e infantilizada forma de entretenimento.

------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que estiverem interessados em ver os dez "posts" anteriores deste tema (inclusive os três dedicados à obra The Smithsonian Collection of Newspapers Comics - 1ª e 2ª fracção (a 1ª inclui a capa do livro), poderão fazê-lo clicando sobre o item Livros sobre Banda Desenhada-Os meus Livros visível no rodapé
      

Sem comentários: