quarta-feira, novembro 21, 2012

Exposições BD avulsas (XXXI), Palestras

Gastronomia e Banda Desenhada duas artes juntas - há quem diga que ambas são a Nona - é uma iniciativa absolutamente imprevisível, mas que vai mesmo acontecer já amanhã, quinta feira 22 de Novembro, iniciada por uma palestra sobre E.P.Jacobs.
Tomo a liberdade de extrair elementos da notícia divulgada pela entidade organizadora, a Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa:
Em parceria com aquela entidade, o Hotel Sofitel, em Lisboa, vai ser ponto de encontro da gastronomia e cultura destes países, com várias iniciativas, duas das quais têm a ver com banda desenhada: uma exposição e uma conferência. 
1. Exposição
Título: "E.P.Jacobs, O Barítono da 9ª Arte”
Estarão expostas capas de edições de 1946 a 1950 da revista Tintin, e exemplares de revistas de  banda desenhada luxemburguesa.
A exposição de banda desenhada, produzida pela Wallonie-Bruxelles International, integra 27 obras-primas do desenhista E.P.Jacobs, entre as quais o primeiro número da revista inspirada nas aventuras de Tintin, datado de 26 de Setembro de 1946.
Este núcleo principal, vindo directamente da Bélgica, da Wallonie-Bruxelles está complementado por uma mostra de edições portuguesas do autor, desde a primeira publicação na revista de BD Cavaleiro Andante, dos anos 1950, até às recentes edições da ASA. Haverá também expostas diversas curiosidades e raridades da obra de Jacobs, incluindo desenhos originais e imagens inéditas.  
Com entrada gratuita, esta mostra poderá ser visitada no Bar Intra-Muros do Hotel Sofitel (Av da Liberdade, 127 - Lisboa), entre as entre as 10h00 e as 22h00, até 30 de Novembro
2. Palestra sobre Edgar P. Jacobs
A fim de situar o autor e a obra, será feita uma palestra por José Abrantes, autor de BD e estudioso de banda desenhada na generalidade, em particular do ilustre autor belga.
----------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes trinta e um "posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé

Sem comentários: