sexta-feira, outubro 11, 2013

Exposições BD Avulsas (XXXIX)



Acabo de ter conhecimento, por e-mail recebido hoje endereçado por amigos, de uma exposição de BD inaugurada no dia 5 de Outubro. Como vai estar patente na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana até ao dia 26, os visitantes deste blogue que estiverem interessados em visitá-la terão tempo suficiente para o fazer.

Trata-se de uma expo baseada na obra colectiva de banda desenhada É de Noite Que Faço as Perguntas, realizada pelos seguintes autores: David Soares, argumentista, e Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel da Silva, Richard Câmara, desenhadores.

Prancha inicial do episódio "Rerum Novarum", excelentemente desenhado por Daniel da Silva, que assina igualmente a ilustração da capa do livro, reproduzida no cartaz da exposição


 Prancha de Jorge Coelho pertencente ao episódio "É Só Alguém Que Foi à Caça"



Uma das pranchas desenhadas por André Coelho, referentes ao episódio "Via Polémica"

 Diz David Soares no prefácio:
"Nada é tão actual quanto escrever sobre o passado.
Quando fui convidado pela CNCCR-Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República - e pelo Amadora BD-Festival Internacional de Banda Desenhada (Câmara Municipal da Amadora) - a escrever um álbum de banda desenhada sobre a primeira república portuguesa, e a escolher cinco artistas para desenhá-lo, tive essa premissa em mente."

E escolheu muito bem, como poderá aquilatar qualquer aficionado de BD que conheça os autores mencionados e já tenha apreciado a obra, que se divide em capítulos:

1º - "É Só Alguém Que Foi à Caça",  desenhos de Jorge Coelho
2º - "Oh! A República!" - desenhos de João Maio Pinto
3º - "Via Polémica", desenhos de André Coelho
4º - "Rerum Novarum", desenhos de David da Silva 
"Prólogo e Epílogo", desenhos de Richard Câmara
--------------------------------------------------------------------------------------- 
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes trinta e oito "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé.      

    

2 comentários:

santos costa disse...

Lino

Como já deves ter percebido, encontrando-me eu no lugar onde me encontro, tenho de percorrer, no mínimo, 40 quilómetros numa só ida (Guarda), para adquirir obras de BD. No caso desta, tenho de percorrer o dobro (80), para Viseu, onde há FNAC, Bertrand e Pretexto.
Também recorro à net, como aconteceu com o mais recente livro da Polvo - "Ar Puro e Água Fresca" - que me chegou por correio.
Este intróito,à guisa de desabafo, serve para dizer que esta obra é uma daquelas que terei de comprar. Confesso que já a tive na mão mas, como estava com pressa e tinha uma "carrada" de livros no saco, deixei-a para outra ocasião.

Sobre a mesma, aplaudo a iniciativa e, porque vem na sequência, a ideia.

Abraço
Santos Costa

Geraldes Lino disse...

Espero que venhas à Amadora!

Abraço