sexta-feira, outubro 04, 2013

Exposições BD avulsas (XXXVII)


Grande parte das antigas colecções de cromos são compostas por figuras conhecidas, que vão da História ao Desporto. Mas há umas tantas realizadas em estilo de banda desenhada, ou quase - o motivo do advérbio é o facto de a sequência de imagens sofrer de um espaçamento demasiado alargado. 

Ressalvando a limitação, há que admitir que essas colecções de cromos, umas dedicadas à biografia de figuras da literatura - exemplo principal é a colecção "Vida de Camões" - outras tendo por fulcro a apresentação de um país por imagens, caso da colecção "História de Portugal", são formas de figuração narrativa.

Relacionada com este último tema citado, é a Mostra intitulada 60 Anos da História de Portugal em Cromos, uma exposição organizada por João Mimoso (muito provavelmente o maior coleccionador português da especialidade) e Leonardo De Sá, categorizado investigador e estudioso de BD.

Inaugurada ontem, 3 de Outubro, na Biblioteca Nacional de Portugal, estará patente até 31 de Outubro de 2013.

A exposição centra-se em exclusivo na colecção "História de Portugal", pelo que ocupa apenas três expositores horizontais, onde se podem visionar várias edições da caderneta, incluindo a primeira datada de Outubro de 1953, que deu origem ao título da mostra que lhe é dedicada, sessenta anos passados.

Há também vários cromos soltos e até as respectivas saquetas, merecendo especial referência as pranchas originais da capa e contracapa assinadas por CAlberto, sendo do mesmo ilustrador - Carlos Alberto Santos - o desenho original de uma capa da revista Mundo de Aventuras. Aliás, num dos expositores está o retrato do artista quando jovem.

Informação adicional
Biblioteca Nacional de Portugal 
Campo Grande, 83 - Lisboa

Horário para visitar a exposição
2ª a 6ª, das 09h30 às 19h30
Sábado das 09h30 às 17h30
------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes trinta e seis "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé.      

Sem comentários: