terça-feira, outubro 08, 2013

Exposições BD Avulsas (XXXVIII)



Pedro Burgos é arquitecto, daí que, na Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, se inaugure hoje uma exposição, intitulada "Crónicas de Arquitectura", com trabalhos seus. Momento: Não são projectos de arquitectura que, desta vez, constam na galeria da O.A., mas sim pranchas de banda desenhada.

De facto, este arquitecto, antes de o ser, já fazia BD. Com satisfação o digo, tive o gosto de o apoiar nos seus inícios, quando, enquanto autor principiante, assinou como Miguel Alves uma bd erótica que publiquei no número inaugural do meu fanzine Eros, datado do 1º trimestre de 1987.

Foi ainda naquele zine, primeiro português dedicado em exclusivo ao tema do erotismo, que surgiu uma capa arrojada assinada por Burgos
Acontecia isso no nº 7 (Dezembro de 1989), e era a primeira parte do pseudónimo que passou a ser usado pelo arquitecto Pedro Miguel Alves Cabrito.

É curiosa tão frequente participação de arquitectos/as na BD portuguesa, que já vem de longe. De memória, ocorrem-me nomes de gerações passadas: Cottinelli Telmo, Júlio Gil, Marcelo de Morais, "Bixa" (Maria Antónia Roque Gameiro Martins Barata), entre outros.

Vindo para tempos mais próximos, nomeio, também ao acaso, e de cor, Pedro Castro e José Morim, que têm colaborado em fanzines meus.

E chegando à época actual, a lista que consigo elaborar de memória abarca os nomes de arquitectos/autores de BD - também meus colaboradores esporádicos em regime "pro bono": Álvaro, Ana Cortesão, Ricardo Cabrita, Sónia Oliveira, João Sequeira, Rui Cabral, Carlos Páscoa, Pedro Cruz, André Lima Araújo e, claro, Pedro Burgos (o único que não usa o nome verdadeiro)...

Uma galeria bem representativa de um facto concreto: os arquitectos gostam de fazer BD.    

Nota prática:
Endereço da O.A. - Travessa Carvalho, 23
1249-003 Lisboa
Tlf. 21 324 1140

Horário da O.A.
9h30 às 18h00
2ª a 6ª Feira
--------------------------------------------------------------------------------

PEDRO BURGOS

Autobiografia


 Pedro Burgos (1968) vive e trabalha em Lisboa.

Começou a desenhar e publicar banda desenhada na década de 1990, inicialmente em fanzines e na revista portuguesa LX Comics e posteriormente em inúmeras publicações nacionais e estrangeiras com destaque para as emblemáticas Le Cheval Sans Tête e Strapazin.
 

A sua obra tem sido feita sobretudo de pequenas histórias, participações pontuais em diferentes antologias ou a contribuição regular sob a forma de crónicas para jornais ou revistas.
 

Com formação em arquitectura, Pedro Burgos tem encontrado na banda desenhada um meio de expressão artística que permanece aliciante e com potencialidade de experimentação, tanto na exploração crítica das suas convenções como na expansão dos parâmetros da sua linguagem.
 

Por enquanto, a sua bibliografia conta com dois álbuns publicados em 2003 - “airbag e outras histórias” e “à esquina” – e, recentemente, o pequeno álbum “crónicas de arquitectura” publicado pela editora Turbina em Março de 2013, e a versão italiana “airbag e altre storie” pela editora Maledizioni.

--------------------------------------------------------------------------------  
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes trinta e sete "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé.      

Sem comentários: