quinta-feira, março 03, 2016

Coimbra BD - 1ª edição de um novo evento bedéfilo


Coimbra BD. Finalmente, a principal cidade universitária portuguesa surge no calendário anual de eventos dedicados à banda desenhada. Há muito que se sentia a sua falta. 
Vem agora juntar-se aos congéneres existentes actualmente em várias localidades portuguesas:

Amadora, Beja e Odemira (com periodicidade anual), Viseu irregular, mais ou menos bienal, Aveiro com realização esporádica, Matosinhos com o seu Comic Con (onde espreita um nicho residual de BD, mas,enfim, também lá está), Anadia, em que, desde 2014, há um original evento anual dedicado a um único herói, a "Mostra do Clube Tex", e Odivelas, onde houve em Novembro de 2015 o "Mês da Banda Desenhada na Biblioteca Municipal de D. Dinis".

Esta 1ª edição de Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada vai ter início hoje, 5ª feira, 3 de Março (logo pelas 11 horas da manhã) e durará quatro dias, ou seja, até domingo, 6 de Março de 2016.

Na organização aparecem em destaque: Câmara Municipal de Coimbra e a Casa Municipal de Cultura, com apoio da Livraria Dr. Kartoon.

O programa da [mostra] Coimbra BD inclui vários itens habituais e indispensáveis: exposições de pranchas originais ou cópias, (*) apresentação de livros de BD, tertúlias com autores, sessões de autógrafos, os já populares cosplay, além de estar programada uma transmissão de rádio em directo a cargo da dio Universidade de Coimbra-RUC.

Tanto quanto me apercebi, não há nenhum autor estrangeiro convidado. Mas, obviamente, haverá autores portugueses nas sessões de autógrafos, que se realizam no Espaço Ferrer Correia. 
Entre os dias 5 e 6, ao todo estarão presentes os seguintes:

André Caetano, André Diniz, Diogo Carvalho, João Mascarenhas, Marco Mendes, Osvaldo Medina, Pedro Morais e Ricardo Venâncio. 

No que se refere à realização de tertúlias, intituladas GEEK PEAK, estão programadas três, e merecem especial atenção os tópicos a debater. 
Na primeira - já hoje, pelas 21h00, o título "O Patriota" cobre uma conversa sobre BD em Portugal;  
A segunda, dia 4, às mesmas 21h00, o tema é "O Bom, o Mau e o Vilão", e versa sobre os conceitos de herói, anti-herói e vilão na BD
5 de Março, sábado, a tertúlia é mais cedo, logo pelas 17h00, e o tema é "Terra do Amanhã", onde se abordará a BD digital, suas vantagens e desvantagens.
Uma componente valorizativa do novel evento, estas tertúlias propiciadoras para o debate de ideias. 


Programa pormenorizado (clicar duas vezes para possibilitar a leitura) 

(*) Entre as várias exposições encontrava-se a muito interessante e completa "Coimbra na BD"
----------------------------------------------------------

Local do evento:
Casa Municipal da Cultura de Coimbra
Rua Pedro Monteiro

Datas:
Início: Quinta-feira, 3 de Março, pelas 11h00
Fim: Domingo, 6 de Março de 2016 

Horário Geral:
3 de Março - 11h00 às 22h00
4 e 5 de Março- 11h00 às 24h00
6 de Março - 11h00 às 18h00
     
------------------------------------------------ 
Para ver postagens anteriores relacionadas com este tema, bastará clicar no item Salões BD e afins, visível no rodapé 

1 comentário:

Jorge disse...

Gostei desta iniciativa.É sempre muito agradavel encontrar albuns , fanzines, desenhadores em actividade. Reencontrar gente da banda desenhada que surgem entre desconhecidos. De ver lá o Geraldes Lino, entre outros. De ver ver Pedro Morais .
De ver pranchas expostas, de ver filmes a mostrar historias do tintin entre outros.
Um ambiente vivo que para o futuro era bom expandir. Mas senão puder ser maior que seja pelo menos assim