domingo, março 13, 2016

Gerador, revista com BD - "Navegador", por Susana Resende






Susana Resende está a continuar a dar sinais visíveis do seu interesse por fazer BD, com mais esta bd intitulada "Navegador", curta de seis pranchas (1) publicada na revista Gerador-#6 - Out. a Dez.2015. 

Antes disso, ao nível de publicação, tinha tido estreia com a banda desenhada "Sayonara" no fanzine Zona Nippon 2, e continuara a experienciar a BD na revista Cais ainda em Dezembro de 2015. 

As qualidades desta ilustradora - é essencialmente na ilustração que ela tem trabalhado - começam a ressaltar também na área muito exigente da figuração narrativa. E o que é mais surpreendente, ela igualmente demonstra capacidade de relevo na componente ficcional. 

Nela, enquanto personagem principal da bd "Navegador", surge o capitão Diogo de Silves, que enfrenta uma situação angustiante e a desenvolver-se de forma estranha, onde se vislumbra uma etérea figura feminina, com papel decisivo nos acontecimentos posteriores.

Desta curta obra - seis pranchas - para além do argumento sóbrio, sobressai sensibilidade na realização plástica, e a boa escolha da fonte para a legendagem, pormenor nada despiciendo.
------------------------------------------------
SUSANA RESENDE

Síntese biográfica (2)


Susana Resende (Montijo, 1978) é artista plástica e ilustradora profissional, ocasionalmente também autora de BD.

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, estagiou como professora no Centro ATL da Santa Casa da Misericórdia, em Canha.

Como freelancer trabalha em ilustração editorial.

Tem participado em mostras realizadas em diversos locais (Montijo, Guimarães, Lisboa, Melgaço).

A sua pimeira banda desenhada teve por título "Sayonara", e foi nomeada para os XII Troféus Central Comics, em que obteve o 2º lugar na categoria "Melhor Obra Curta".    

---------------------------------------------


Capa do nº6 da revista Gerador, com a característica de estar colorida de forma a poder ser vista em 3D com os óculos oferecidos.

 (1) Aqui no blogue ficam reproduzidas apenas quatro das seis pranchas.

(2) Síntese composta com o apoio do texto biográfico publicado na revista Gerador, com a devida vénia.    

---------------------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com os temas BD Portuguesa em revistas não especializadas ou Gerador Revista bastar-lhes-á clicar nos respectivos itens visíveis em rodapé  

Sem comentários: