quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXXXII)

"A Grande Farsa da Maçonaria de LéoTaxil" é o título de uma entre tantas bandas desenhadas (268!) que Nuno Saraiva realizou semanalmente para a rubrica Na Terra Como no Céu, publicada na revista/suplemento Tabu do hebdomadário Sol.

Logo na segunda vinheta, aparece a seguinte legenda: "Parece que já não é segredo falar da Maçonaria. Falemos então de Marie Joseph Gabriel Antoine Jogand-Pagès, mais conhecido por Léo Taxil".

Ora este Léo Taxil, nome literário do Marie Joseph (apesar do nome feminino, tratava-se de um indivíduo de sexo masculino), chegou a ingressar na maçonaria em 1881, mas por ter sido expulso passou a ser um escritor anti-maçónico, posição bem evidente se tivermos em conta os seguintes títulos dos seus livros: "L'Antéchrist ou l'Origine de la franc-maçonnerie", "Les Assassinats maçonniques" (elementos que extraí da Wikipedia, com a devida vénia).

Figura controversa, apoiada numa certa fase pela igreja católica (chegou a ser recebido em audiência pelo Papa Leão XIII - de novo o meu agradecimento à Wikipédia), foi a personagem principal da banda desenhada que se atreveu a mexer no tema actualmente muito em foco, a maçonaria, que até há poucos anos era um misterioso tabu.

Nuno Saraiva, o seu autor, tomou partido claramente quando, na legenda da última vinheta da bd publicada na Tabu de 13 Janeiro 2012, escreveu:
"Hoje podemos tirar deste episódio verídico uma ilação: se até um papa caiu nas palhaçadas da maçonaria, por que não três líderes parlamentares?"

Duas semanas depois, na edição da Tabu de 27 Janeiro, saía a última bd da série, visto que seria dispensada a colaboração do Nuno, com a habitual desculpa nos tempos de crise que correm: problemas orçamentais...

"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay" - deu-me agora vontade de citar aquela desconcertante frase popular espanhola.
---------------------------------------------------------
("Post" 6 de 7)

Conjunto de 7 postagens, uma por dia, abarcando vários temas, em bandas desenhadas afixadas diariamente, cujo intuito é o de homenagear Nuno Saraiva e a sua notável série de banda desenhada "Na Terra Como no Céu", iniciada a 16 de Setembro de 2006, e que se finou no dia 27 de Janeiro de 2012, após gloriosos cinco anos e meses de publicação contínua no jornal Sol, na sua revista/suplemento Tabu.

Maldita crise! Lastimável critério (?) editorial!

-----------------------------------------------------------
Vale a pena visitar o blogue do Nuno Saraiva onde ele tem excertos das 536 bandas desenhadas que compõem a série "Na Terra Como no Céu" (depois de lá chegarem, cliquem na rubrica "Mosaico", na barra das etiquetas situada no topo). Um autêntico esplendor!
http://naterracomonoceu.blogspot.com
e também a das suas ilustrações
http://nunosaraivaillustration.blogspot.com
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens poderão fazê-lo clicando no item Banda Desenhada portuguesa nos jornais, incluído em rodapé        

2 comentários:

Anónimo disse...

O melhor será mudar o título desta série de posts para: NUNO SARAIVA NOS JORNAIS.

Jorge Ramiro disse...

Eu realmente gosto de seu blog. Eu acho que é uma publicação muito interessante. Eu gosto de muito dos desenhos e uma vez participei de um em um concurso de desenhos. Eu ganhei o segundo lugar. O prêmio era um par de óculos hb.