segunda-feira, dezembro 26, 2005

Autógrafos desenhados (I) - Aragonés









Estes desenhos originais pertencem à minha primeira "colheita" de "autógrafos-desenhados", oferecidos por autores estrangeiros.

Foi com emoção e orgulho que vi fazer estes desenhos por Sergio Aragonés, em 1980, no evento "Lucca 14 - Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione".

Note-se que, apesar de os italianos chamarem, à banda desenhada,"fumetto", no singular, e "fumetti" (fumos), no plural, os organizadores de eventos preferem a expressão anglófona "comics".

O Salão de Banda Desenhada de Lucca, em Itália, foi o primeiro dos eventos bedéfilos, e é hoje o decano entre os seus congéneres. Também foi onde debutei neste tipo de acontecimentos ligados à BD.

Entretanto mudou de nome, passou a ser Festival Internazionale del Fumetto, del Gioco e dell'Illustrazione, embora seja mais conhecido por Lucca Comics & Games, e continua a ser realizado na pequena e vetusta Lucca, cidade de aspecto medieval, dentro de muralhas, situada entre Pisa e Florença.

---------------------------------------------------------------------

ARAGONÉS

Síntese biobibliográfica

Sergio Aragonés nasceu em 1937 em Castellon, Espanha.

Em 1997 foi galardoado com o "Reuben Award", troféu que equivale, na Banda Desenhada, ao Óscar no Cinema. 
Para além do valor simbólico deste prémio, sublinhe-se o facto de Aragonés ser o primeiro autor independente, e não nascido nos Estados Unidos, a receber o citado galardão, criado em 1946.

Sergio Aragonés tem como obra de referência "Groo, the Wanderer".

1 comentário:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» » »