sábado, dezembro 24, 2005

Blogues, sítios e portais portugueses sobre Banda Desenhada - Os meus favoritos (II) - "Kuentro"


O "Kuentro" é um blogue com tendência para "paparazzo", um dos que se destaca nesse aspecto dentro da blogosfera bedéfila. Isto sem sentido depreciativo, apenas porque, como se sabe, os "paparazzi" estão na constante tarefa de fotografar tudo e todos.

Exactamente o que faz Jorge Machado-Dias. Ou, por vezes, alguém por ele: o Dâmaso Afonso, o João Monsanto, em suma, quem quer que seja que tenha à mão máquina fotográfica, e que lhe forneça material visual para ilustrar o blogue.

Essa é uma das facetas do "Kuentro", mas não seria razão suficiente para o eleger como merecedor de destaque na minha presente ronda por esta específica blogosfera. Na realidade, nota-se nos textos, que o mentor daquele blogue é também atento observador da cena BD, pormenor visível em muitos "posts".

Como editor que é do "BDjornal", ele aproveita a oportunidade para o divulgar. O mesmo que faz em relação à minha "Tertúlia BD de Lisboa", de que é assíduo participante.

O blogue "Kuentro", iniciado no Verão de 2003, já se pode considerar antigo - tendo em conta a relativamente curta vida da blogosfera nacional. Todavia, só está visível desde Outubro de 2004, porque o "blogger" teve um problema qualquer, que não vem ao caso, e apagou todos os "posts" anteriores.

Para quem ouve falar de pessoas em foco na BD - autores, editores, críticos, estudiosos e divulgadores - e não as conhece, o "Kuentro, tem o mérito, entre outros, de mostrar-lhes as imagens delas, em instantâneos. Nem sempre os mais favoráveis, "hélas"...

Seja como for, se quiserem visitar o Kuentro - há lá muita coisa para ver/ler - o endereço é:
http://kuentro.weblog.com.pt/