segunda-feira, dezembro 12, 2005

Jornais com Banda Desenhada (I) - Mundo Universitário - 5 Dez.- BD de Álvaro


Como sabem os estudantes universitários que costumam retirar - do móvel distribuidor azul no átrio de entrada da sua Faculdade - um exemplar do quinzenário gratuito Mundo Universitário, há sempre uma banda desenhada, a cores (aliás, o jornal é todo impresso em policromia) na penúltima página, coordenada por este mesmo bloguista.

Quem sacar um exemplar (qualquer pessoa o pode fazer) irá encontrar a banda desenhada que está reproduzida logo a seguir ao cabeçalho deste "post".

A autoria completa (argumento e desenho) é de Álvaro, que assim passa a ser o primeiro autor a repetir a colaboração.

Aliás, gostaria que ficasse claro por que motivo os autores são sempre diferentes: é porque conheço dezenas de autores de BD, novos e veteranos, que raramente têm tido oportunidade de colaborar em qualquer publicação, e vejo que acolhem com satisfação o meu convite.

Por outro lado, considero agradável, para os habituais leitores do Mundo Universitário, esta diversidade. Umas vezes gostarão mais de um autor do que do anterior, mas não poderão deixar de reconhecer que, por este critério, estão a tomar conhecimento com diversos autores e variados estilos gráficos.
-------------------------------------------------------------------------------
Álvaro

Síntese biobibliográfica


Nome completo: Álvaro José Teixeira Santos. Naturalidade: Parede. Data de nascimento: Agosto de 1970. Habilitações literárias: Licenciado em Arquitectura. Ocupação: Actividade docente.

Currículo artístico em síntese: Tem bandas desenhadas distribuídas por várias publicações.
Por exemplo: no BDN, suplemento infantil do jornal "Diário de Notícias" (1990), no semanário "Sete" (1993), no álbum de que foi editautor, As Insustentáveis Incompatibilidades dos Seres (1998), colaborou com cartunes e bedês no "site" "Interdinamica" (sem acento circunflexo), e nos seus próprios fanzines "A Vida Não Deve Ser Aqui", "As Insustentáveis Conformidade dos Seres", "Bunker" e "Marco Mendes", em 1999 e 2000.

Colabora em fanzines de outros faneditores (do G.L., por exemplo). Para o "Tertúlia BDzine" cria o Xatoman, onde são publicados vários episódios daquele anti-super-herói, em 2000 e 2001.

Faz uma sequência para o fanzine "Cadavre Exquis aliás Cadáver Esquisito", e desenha repentisticamente, à mesa do restaurante onde se realiza a "Tertúlia BD de Lisboa", um cartune que será reproduzido no fanzine (género "slimzine") "Improvisos na toalha de mesa"; faz também duas tiras para o fanálbum "Novas 'fitas' de Juca e Zeca", e participa, com uma bd a cores, em formato A3, no fanzine "Efeméride".

Neste jornal Mundo Universitário é ele quem inicia o espaço de Banda Desenhada, a 6 de Dezembro de 2004, com a bd autoconclusiva Espírito de Natal. Um ano mais tarde (já passou um ano, ups!), repete a dose, com a bd que pode ser visionada lá no cocuruto do "post".

Álvaro passou a ser, a partir da mais recente edição do Mundo Universitário (nº27, de 5 Dez.), o único autor de BD - ou banda-desenhista, se preferirem - a ter direito, até agora, a repetir colaboração.
-------------------------------------------------------
Quem estiver interessado em conhecer a lista de autores/artistas que colaboraram até hoje naquele quinzenário, pode ver neste blogue o "post" de 29 Nov.05.
-------------------------------------------------------

Este texto constitui colaboração "pro bono" deste bloguista para o jornal gratuito Mundo Universitário.

Sem comentários: