quarta-feira, agosto 29, 2012

Concurso Jovens Criadores 2012



Como muito bem diz o press release do Clube Português de Artes e Ideias - CPAI, esta 15ª edição do Concurso Jovens Criadores procura dar continuidade à mais abrangente plataforma de divulgação do trabalho de artistas em início de carreira no nosso país.

Este concurso tipo mix é de uma abrangência excepcional, visto incidir sobre quatorze áreas artísticas onde, muito justamente, se engloba a Banda Desenhada.

Tal como o seu título indica, destina-se a jovens. Por conseguinte, só poderá concorrer quem não tenha passado a barreira dos 30 anos, à data de 31.12.2011

As inscrições estão abertas até 14 de Setembro, e poderão inscrever-se cidadãos portugueses ou quaisquer indivíduos residentes em Portugal, interessados nas seguintes actividades (por ordem alfabética):
Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Vídeo.

Por responsabilidade deste bloguista, aqui fica um destaque:

BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO

01. São admitidas obras originais de Banda Desenhada e de Ilustração.

02. Os concorrentes à área de Banda Desenhada poderão apresentar projectos compostos por um máximo de 6 pranchas cada um e prontos a expor.

03. O formato máximo admitido nas duas áreas é A1.

04.  Serão seleccionados para apresentação na Mostra Jovens Criadores 2012, até oito autores.


 
Para mais pormenores, reproduz-se em seguida parte do regulamento:

AGOSTO 2012
Clube Português de Artes e Ideias

CONCURSO JOVENS CRIADORES 2012
Estão abertas as inscrições para o concurso Jovens Criadores 2012.
Já na sua 15ª edição, esta é uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Clube Português de Artes e Ideias, que se destina a dar a conhecer artistas em início de carreira, até aos 30 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes no país.

As inscrições decorrem até 14 de Setembro.

As áreas a concurso são: Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Vídeo.

Os projectos seleccionados por parte de júris especializados em cada área artística serão apresentados na Mostra Jovens Criadores 2012.

Do corpo de artistas seleccionados é escolhida uma delegação que representará Portugal na próxima edição da Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo ou da Mostra de Jovens Criadores da CPLP.

Desde 1996, a Mostra Jovens Criadores já se realizou em Lisboa, Guarda, Aveiro, Braga, Porto, Coimbra, Santa Maria da Feira, Silves, Amarante, Montijo, Odivelas, Évora e Vila Franca de Xira, tendo sido plataforma de lançamento e confirmação de criadores que muito têm contribuído para uma desejável renovação do panorama artístico nacional.

A título de exemplo, por aqui passaram:
Alexandra Moura, André Murraças, André Sier, Cristina Filipe, Gonçalo M. Tavares, João Fazenda, João Garcia Miguel, João Pedro Vale, José Luís Peixoto, Rudolfo Quintas, Soraya Vasconcelos ou Tiago Guedes.

Para ver o regulamento completo será necessário visitar o sítio
http://www.artesideias.com
ou
http://www.juventude.gov.pt
onde é possível obter toda a informação sobre a iniciativa,
e descarregar o regulamento
e a ficha de inscrição.

* Informações :
Clube Português de Artes e Ideias
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, nº 29 - 2º
1200-369 Lisboa

tlf 213230091
tlm 963784030
E-mail: press@artesideias.com .


--------------------------------------------------------------------
Quem tiver curiosidade em ver regulamentos de concursos anteriores e respectivas entidades organizadoras, poderá satisfazer-se clicando no item Etiquetas: Concursos de Banda Desenhada que está visível aqui em baixo no rodapé

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria saber se cada participante é que escolhe o tema do seu trabalho?