sexta-feira, agosto 03, 2012

Festivais, Salões BD e afins - (Luanda) 9º Festival /2012







O 9º Festival Internacional de BD e Animação Luanda Cartoon 2012, inicia-se no próximo dia 10 de Agosto (6ª feira) e prolonga-se até dia 17, também 6ª feira.

Este evento é organizado desde 2005 pelo Olindomar Estúdio - dos irmãos Olímpio de SousaLindomar de Sousa (em cima, na foto) - e a sua realização estende-se por dois locais da capital angolana: o Instituto Camões do Centro Cultural Português, e o Centro Comercial "Belas Shopping".

Pelo facto de o Festival BD decorrer com grande proximidade às eleições gerais de Angola, um dos temas para as bandas desenhadas e os cartunes tem a ver com o voto.

Estarão presentes, ao longo dos dias, vários autores de BD, angolanos e estrangeiros, nestes se incluindo portugueses.
Entre os angolanos constam os próprios organizadores, os irmãos Sousa, Olímpio e Lindomar, Tché Gourgel, Horácio da Mesquita, Armando Pupulu, Casimiro Pedro, King André, Pai Jota, Canth Júnior, Altino Chindele, Ermenegildo Pimentel e os Eclips (estúdio com autores que cultivam o estilo mangá).

No que se refere aos portugueses, esteve prevista a presença de Filipe Andrade e Ricardo Cabral (hipótese infelizmente cancelada, por falta de verba...) e a inclusão na área expositiva de pranchas de Hugo Teixeira, J.Mascarenhas, João Amaral e Teresa Câmara Pestana. Haverá também pranchas de dois brasileiros, Alexandre e Adams Damas, de dois autores do Uzbequistão, Makhmud Eshonkulov, de um moçambicano, Zorito Chiwanga; e (surpresa!) de um da República Democrática do Congo, Jeremie Sing.

Uma curiosidade para registo: deste festival que começou em 2005, as três primeiras edições foram realizadas trimestralmente nesse primeiro ano, só posteriormente tendo passado à periodicidade anual. 

Nota: O cartaz que está colocado no topo deste "post" é da autoria do angolana Nelo Tumbula.   
----------------------------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores acerca de Festivais BD, bastará clicar no item
Etiquetas: Festivais de Banda Desenhada e Prémios respectivos,
visível no rodapé

Sem comentários: