quinta-feira, agosto 23, 2012

Críticas e Notícias sobre BD na Imprensa (XXVI)



Arte Nona é o título da secção  dedicada à BD no mensário A Voz de Ermesinde, que ocupa duas páginas completas - uma de texto, outra de banda desenhada propriamente dita. Um excelente espaço jornalístico, coordenado pelo jornalista - apreciador de BD, obviamente - Luís Chambel.

.Na edição de 30 de Julho de 2012, a página de texto era dedicado a dois fanzines: ao Efeméride (nº5 - Julho 2012) editado em Lisboa por este mesmo bloguista, totalmente preenchido por bandas desenhadas; e o Banda Poética (nº 1 - Julho 2012) editado em Cabo Verde, na cidade de Praia, pela designer gráfica portuguesa Inês Ramos, que se compõe de poesias de vários poetas, e uma bd de dez pranchas, intitulada "O Poeta", da autoria completa (argumento, desenho e legendagem) do cabo-verdiano Heguinil Mendes.

A página ímpar - a de honra, como é classificada em geral - é sempre dedicada à publicação de banda desenhada, ultimamente ocupada pela bd "O Ajudante de Cangalheiro", da autoria completa (argumento, desenho e legendagem) de Paulo Pinto. (1)

Este "Arte Nona" existe desde 30 de Junho de 2005 (todos os quinze dias, até ao final de 2011, e todos os meses a partir de então, dado que o jornal entretanto passou a publicação mensal em papel).

Entretanto, a partir de 2012 publica-se em edição online quatro vezes por mês.

Houve uma tira dupla de BD, "O Mexilha", que antecedeu a rubrica Arte Nona, visto ter-se iniciado a 30 de Agosto de 2004,com periodicidade quinzenal, e aparecendo ininterruptamente até 30 de Novembro de 2011, quando foi suspensa.

Um foco activo em prol da BD num modesto jornal de Ermesinde! (2)  

Saravá, Luís Chambel.

.
(2) http://www.avozdeermesinde.com  (clicar na alínea Arte Nona)
---------------------------------------------------
Os interessados em ver as 25 anteriores postagens (com início em 15 de Julho de 2005) do presente tema, poderão fazê-lo, bastando para isso clicar no item Imprensa - Críticas e notícias sobre BD, visível aqui por baixo no rodapé

Sem comentários: