domingo, agosto 26, 2012

Webcomics (III) - A Garagem de Kubrick, por Carla Rodrigues e J.B.Martins


A Garagem de Kubrick é uma componente de BD do espaço de crítica cinematográfica intitulado Cineblog. O cinema é então, como o seu título indicia, onde se foca mais intensamente o interesse artístico de J.B.Martins, nome com que também assina os argumentos passados a banda desenhada (outro dos seus temas predilectos) por Carla Rodrigues, compondo  ambos o duo autoral deste já longo webcomic.

Cinema e BD estão indissoluvelmente ligados em cada um dos episódios. Bem flagrante desse facto são as seguintes pranchas: GDK 41 (2/7/2012), intitulada "O Não Tão Fantástico Homem-Aranha" (1ª imagem a contar do topo que ilustra o presente "post"), em que o super-aracnídeo é alvo da risota de alguns dos seus confrades, que até lhe atiram com bolas de papel, e GDK 36 (12/12/2011), "A Fúria dos Martelos", onde se vê o Super-Herói Thor fora da tela, a ridicularizar o violento protagonista do filme "Drive" que, tal como ele, também empunha um martelo. Ou ainda a prancha GDK 34 (7/11/2011) em que surge uma figura que faz lembrar um pouco a própria desenhadora do webcomic, tendo como argumento base para o episódio auto-conclusivo uma evidente referência a obra cinematográfica bem conhecida, como é o caso do excelente filme "Brokeback Mountain", com as figuras dos dois cowboys que por inusitada opção ficcional neste tipo de filmes, são gays .

Compreende-se a quinzenalidade com que tem sido afixada cada uma das 42 pranchas realizadas até 30/7/2012: fazer uma prancha leva o seu tempo (desenhar, legendar, colorir) pela parte da grafista, dando de barato a escrita do argumento e a sua passagem a guião. Além do facto de que o duo autoral têm obrigações profissionais a cumprir (o webcomic não dá qualquer rendimento, é feito por puro gozo de criatividade), sendo que Carla Rodrigues (26 anos, portuense) é bióloga, e J.B.Martins (ou melhor: quem está por trás deste pseudónimo) é jornalista (26 anos, coimbrão).

Mas mesmo com as respectivas obrigações profissionais, Carla e J.B. mantêm este webcomic desde 21 de Julho de 2009, data do início da publicação - por acaso não com uma prancha mas com uma tira, como se pode ver na 4ª imagem que ilustra o "post"-, data essa que coincidiu exactamente com quarenta anos e um dia após a chegada do homem à Lua. 

De ressaltar que A Garagem de Kubrick é o único webcomic na blogosfera portuguesa com esta característica incomum: basear sempre as suas bandas desenhadas em comentários e/ou críticas a filmes, como o provam as tramas dos quarenta e dois episódios publicados até agora.
--------------------------------------------------------------------
Nota do bloguista: Neste mesmo blogue existe a rubrica "Internet e Banda Desenhada - PORTUGAL - Blogs e Sites de BD - de A a Z", iniciada em 23 Março 2008. É fácil localizá-la na coluna das "Categorias".
Está dividida em duas partes, sendo a primeira totalmente dedicada a blogues que tratam em exclusivo de banda desenhada, e a PARTE II a focar espaços dedicados a outros temas, mas que também incluem BD. Lá aparece o "Cineblog", na respectiva ordem alfabética (ainda estava no início quando o incluí na listagem). Infelizmente, ao fazer esse trabalho (homérico), que fui actualizando gradualmente, não datei as actualizações.  
--------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver os dois "posts" anteriores poderão fazê-lo clicando no item "Webcomics" visível em rodapé
--------------------------------------------------------------------
Visitem também:
http://cineblog.pt/tag/A+Garagem+de+Kubrick
http://carlarodriguesart.blogspot.com
http://cineblog.blogs.sapo.pt
http://www.facebook.com/agaragemdekubrick

Sem comentários: