quinta-feira, agosto 16, 2012

Festivais, Salões BD e afins - (Faro) 1º Manga & Comic Event





I Evento Manga e Comic do Algarve/ 2012 ou, outro título pelo qual também se apresenta, 1º Manga and Comic Event, isto é afinal, a primeira iniciativa do género no Algarve, mais concretamente em Faro, com permanência marcada para os já muito próximos dias 18 e 19 de Agosto, diariamente das 14 às 21 horas.

Como tem acontecido noutras cidades portuguesas, designadamente Lisboa e Porto, onde a BD de origem japonesa (a mangá, como é bem conhecida) tem já maior impacto popular, este tipo de eventos caracteriza-se por possibilitar o convívio de fãs de banda desenhada japonesa com os da europeia e da amaericana (os "comics", caracterizado por super-heróis e correlativos), cinema de animação - em especial o japonês, conhecido por "animê"-, vídeojogos, desfile de cosplay (diminutivo de "costume play", composto por fãs mascarados de personagens de mangá e de animê), workshops de desenho orientados pelo designer André Pereira, e um outro workshop intitulado "Manga vs Comic", orientado por Paulo Montes e Laura Guerreiro

A organização está a cargo de Jennifer Guerreiro e Fábio Neves, gente nova ambos de 26 anos, que se auto-denominam por "Geeks do Algarve", dispostos aanimar o Verão algarvio com um tipo de evento que, com certeza, irá surpreender muitos farenses e até os numerosos turistas que veraneiam na capital algarvia.

O evento decorrerá num espaço cedido pela ASSOCIAÇÃO FARO 1540Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro - Rua Reitor Teixeira Guedes, nº133 - Faro

Cito aqui palavras de Fábio Neves, em entrevista para o Jornal Algarve 123:

“No Japão lançam banda desenhada todas as semanas, para todas as idades. O ritmo de produção é alucinante. No metro japonês é banal ver-se pessoas de fato, gravata e pasta de executivo a ler estas revistas. Existe manga direccionada para adultos, em que as histórias não são o puto com super poderes que vai salvar o mundo de 30 ou 40 monstros maus, mas sim argumentos mais rebuscados. Aqui em Portugal, há a ideia que os desenhos animados e a banda desenhada são para as crianças. No Japão, são para toda a gente!”.

Jennifer Guerreiro - licenciada em artes visuais pela Universidade do Algarve -, também entrevistada pelo mesmo jornal, acrescenta:

"A nossa ideia é fazer um evento que seja divertido, um pouco como já acontece com regularidade em Lisboa e Porto."

Não faltará a componente comercial na área das publicações especializadas. Para tanto estarão presentes as seguintes livrarias: Casa da BD, Kingpin Books e PTMarché.

O programa irá sendo actualizado em:

Para ver as normas de inscrição nos workshops (limite: 10 pessoas) e desfile de cosplay (máximo: 15 pessoas), enviar e-mail para:

Sem comentários: