domingo, agosto 19, 2012

Última Hora!



Embora raramente, há notícias relacionadas com a BD que nos surpreendem intensamente. É o caso da próxima organização do Centro Nacional de Cultura (CNC), intitulada "Brasil Barroco, Brasil de Sempre", que incluirá uma viagem no âmbito do ciclo "Os Portugueses ao Encontro da Sua História", em que participará o ilustrador/autor de BD Nuno Saraiva, aka N.S., com a missão de realizar algo aparentado com uma crónica de viagem em banda desenhada.


Sabendo-se que Guilherme de Oliveira Martins, presidente do CNC (instituição cultural sediada em Lisboa) é assumidamente um culto e exigente apreciador de BD, não causa grande estranheza a iniciativa, o que não impede de a considerar digna de sincera admiração, que releva uma atitude de corajosa abertura de espírito.
Esperemos - nós, os que nos inserimos  também na área dos leitores/apreciadores/coleccionadores de BD -, que a obra final de Nuno Saraiva "N.S." venha a ser editada em álbum, quiçá sob chancela do Centro Nacional de Cultura. Pouco provável, mas não impossível.

A viagem terá lugar entre 1 e 13 de Setembro, e o meu amigo N.S. irá passar pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes. Sempre a recolher impressões de viagem, e a transformá-las em imagens, com a desenvoltura e o inconfundível estilo gráfico que se pode admirar nas duas vinhetas de sua autoria, pertencentes à extensa obra "Na Terra Como No Céu" (infelizmente suspensa, após a publicação de 536 pranchas no semanário Sol), e que vagamente podem associar-se à sua próxima missão (à falta de imagens mais apropriadas para a representar, em desespero de causa foram estas retiradas, com a devida vénia ao bloguista/autor de BD, do seu blogue http://naterracomonoceu.blogspot.com )

Informação a posteriori, afixada em 1 de Setembro:
Passou agora a estar no topo do "post" uma nova imagem,  também da autoria de Nuno Saraiva, mas agora sim, feita propositadamente para servir de ilustração ao evento promovido pelo CNC, intitulado "Os Portugueses ao Encontro da Sua História. Brasil Barroco, Brasil de Sempre", consubstanciado numa viagem que se iniciou hoje com destino ao Brasil, como está descrito no corpo principal da presente postagem. 
     

Sem comentários: